FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

01 Jun 2021

Voluntários recolhem 1,35 toneladas de resíduos nas praias e zonas ribeirinhas de Esposende

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Mais de 150 voluntários recolheram cerca de 1,35 toneladas de resíduos no litoral e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende, desde o limite norte do concelho, na Foz do Rio Neiva, em Antas, até à Praia da Ramalha, em Apúlia.

Abrangendo cerca de 8 quilómetros de praias, dunas e zonas ribeirinhas, correspondente a metade do litoral de Esposende, esta ação de voluntariado ambiental teve lugar no dia 29 de maio e foi realizada no âmbito do projeto E-Redes (aprovado ao abrigo do Aviso para Apresentação de Candidaturas Small Grants Scheme #1 – Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho), constituindo uma das muitas iniciativas previstas e realizadas durante a Semana da Biodiversidade 2021. 

Para além da Câmara Municipal de Esposende, da Esposende Ambiente e da Associação Rio Neiva, respetivamente, promotor e parceiros do projeto E-Redes, esta ação contou também com a preciosa colaboração e/ou participação do Parque Natural do Litoral Norte, da Junta de Freguesia de Antas, da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, do Agrupamento de Escuteiros de Marinhas, de escolas de surf e kitesurf do concelho (Element Fish, GKS Clube, Salt Flow e Esposende Surf Team), da Atlantic Diving Esposende, da Associação Cívica Mais Esposende, da Zouri Shoes, da Associação de Trabalhadores do Município (ADCRSME) e de vários voluntários que, individualmente, quiseram dar o seu contributo para a melhoria da qualidade das praias do concelho. 

Com esta ação, adiada por duas vezes no último ano devido à pandemia, foi possível recolher resíduos trazidos pelo mar para o areal ou “esquecidos” pelos utilizadores, arrastados pelos rios e linhas de água, assim como artefactos utilizados normalmente pelos pescadores, contribuindo para preservar os habitats abrangidos e melhorar significativamente a imagem destes locais. 

Além da comunidade em geral, também a comunidade educativa tem vindo a participar ativamente em ações de voluntariado ambiental visando a recolha de resíduos nas praias, dunas e espaços ribeirinhos. No passado dia 14 de maio foram realizadas ações de limpeza em três áreas do concelho, que contaram com a participação de 87 voluntários da Escola Profissional de Esposende, Escola Básica de Gemeses e alunos com necessidades educativas especiais, e que resultaram na recolha de quase 300 quilos de resíduos. Já no dia 24 de maio, com a colaboração de uma turma da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, foram recolhidos mais cerca de 170 quilos de resíduos, entre as praias de Cepães e de Suave Mar.

Pretende-se, assim, alertar a população mais jovem para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente marinho, contribuir para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental junto dos munícipes.

Durante as iniciativas foram acauteladas as medidas de prevenção da Covid-19 em vigor, nomeadamente no que diz respeito ao cumprimento do distanciamento social, higienização, número máximo de elementos por grupo e utilização de máscara durante a atividade. 

O projeto E-Redes é um estudo-piloto promovido pelo Município, em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, a Universidade do Minho e a Associação de Defesa do Ambiente – Rio Neiva, que visa fomentar o uso de redes biodegradáveis e, paralelamente, recolher, quantificar e monitorizar o lixo marinho presente nas praias do concelho. 

Por esta via, o Município de Esposende está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, ODS14 – Proteger a Vida Marinha, e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts