FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

12 Jun 2021

Viana do Castelo homenageia Francisco Sampaio enquanto “mestre” do turismo e das tradições vianenses

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Foi lançada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a obra que reúne uma Coletânea de Textos de Francisco Sampaio publicados na revista “A Falar de Viana”, para homenagear o professor e etnógrafo. 

A homenagem, que aconteceu no Teatro Municipal Sá de Miranda, integrou depoimentos do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Presidente da Assembleia Municipal, do Presidente da Vianafestas, do Presidente da Comissão Executiva da Romaria d’Agonia e ainda do irmão de Francisco Sampaio. Antero Sampaio garantiu que “Viana sempre foi o amor” do irmão que, mesmo na atualidade, este “continua a amar Viana do Castelo”.

O edil vianense, José Maria Costa, considerou que o lançamento desta publicação foi uma forma de o Município “celebrar a vida do Dr. Sampaio”, um reconhecido “amigo de Viana e amiga da Galiza” que “abriu inúmeras portas na Galiza”, considerando que o etnógrafo foi um verdadeiro “mestre”.

Já a Presidente da Assembleia Municipal, Flora Silva, referiu-se a Francisco Sampaio como o “grande guionista das Festas da Agonia”, resumindo o seu percurso de vida enquanto poeta, guionista, professor e etnógrafo.

O Presidente da Vianafestas, Luís Nobre, indicou que o homenageado é uma “figura marcada” que deixou uma marca indelével na organização da Romaria d’Agonia ao longo de quatro décadas de trabalho.

Também o Presidente da Comissão de Festas da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, António Cruz, defendeu que Francisco Sampaio “deu um contributo de corpo e alma durante anos à festa”.

De acordo com o coordenador da publicação, Rui Viana, esta coletânea agrega dez textos sobre a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, dez textos sobre costumes e tradições e outros dez dedicados ao turismo. 

Na sala principal do Teatro Municipal Sá de Miranda estiveram presentes familiares, entidades, representantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e do curso de Turismo que Francisco Sampaio fundou, bem como os vereadores da Câmara Municipal de Viana do Castelo, presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia, elementos da Vianafestas e da Comissão de Festas da Romaria d’Agonia.

Francisco Sampaio exerceu, entre outras funções, a de Técnico Superior do Centro de Saúde Mental de Viana do Castelo, Professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Presidente da Comissão Regional de Turismo do Alto-Minho, desde 1980 até se reformar.

É autor de dezenas de títulos, que versaram sobre temas de caráter histórico, arqueológico, turístico, etnográfico e gastronómico, tendo sido também colaborador de várias publicações do Alto Minho. Redigiu o estudo que serviu de base à Declaração de Interesse para o Turismo da Romaria d’Agonia, que foi aprovada em 2013.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts