FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

11 Jun 2021

Viana do Castelo: Feira de Artesanato volta ao Jardim Público em agosto 

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia vai voltar a realizar-se  presencialmente em Viana do Castelo, de 07 a 22 de agosto deste ano, depois da  interrupção em 2020 devido à pandemia de covid-19. A entrada no recinto da feira será  controlada e condicionada; a feira deste ano destina-se exclusivamente a artesãos do  concelho. 

De acordo com o regulamento da feira, disponível no site oficial em  www.festasdagonia.com , esta volta a realizar-se no Jardim Público, promovida pela  VianaFestas e pela Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia; as inscrições  dos artesãos, de caráter obrigatório, vão decorrer de 09 a 30 de junho. 

“O acesso do público vai continuar a ser gratuito, mas terá entrada condicionada ao  número máximo de pessoas no local, tendo em conta as regras de proteção sanitária  em vigor. Mas o facto de podermos fazer a Feira de Artesanato de forma presencial já  é muito importante”, assume António Cruz, presidente da Comissão de Festas. 

A feira deste ano tem a particularidade de ser destinada à exposição de trabalhos de  artesãos exclusivamente do concelho de Viana do Castelo e obriga a que todos os  artigos expostos apresentem “no mínimo 50% de trabalho artesanal/manual” no seu  produto final. 

Durante a feira, para garantir a autenticidade dos produtos, em termos de bordados, só  será permitida a exposição e comercialização de peças feitas manualmente, enquanto  que na filigrana apenas a utilização de peças certificadas como tal, em metal precioso  ou não precioso, e todas as imitações de filigrana serão excluídas. 

“Temos noção da importância desta feira para os nossos artesãos, sobretudo depois  das dificuldades de um ano como o de 2020, e por isso, este ano, teremos expositores  só de Viana do Castelo”, acrescenta António Cruz. 

A feira vai decorrer de 07 a 18 de agosto das 16:00 às 22:00, passando de 19 a 22 de  agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00. 

A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a  1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias  de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos. 

A sua abertura, em pleno centro de cidade, antecede, como habitualmente, o arranque  da Romaria, que este ano vai continuar condicionada na realização de eventos  presenciais pelas restrições impostas pela pandemia de covid-19, embora com a  previsível realização de alguns eventos ao vivo. 

Paralelamente, a mostra digital da Feira de Artesanato das Festas de Nossa Senhora  d’Agonia, lançada em 2020 para colmatar a ausência deste evento devido à pandemia,  vai continuar disponível.

Este diretório online, que integra a página oficial da Romaria, em  www.festasdagonia.com permitirá aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e  contactos. 

Através deste diretório, os utilizadores poderão ver o portefólio de cada artesão  participante, com fotografias dos seus trabalhos. 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts