FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 18 Jun 2021

Viana do Castelo é palco do maior evento da área da Juventude no âmbito da Presidência  do Conselho da União Europeia

Viana do Castelo será palco do maior evento da área da Juventude no âmbito da Presidência  do Conselho da União Europeia. Esta sexta-feira, dia 18 de junho, a cidade abre as portas  aos mais jovens e acolhe a sessão de lançamento europeu dos dois mais emblemáticos  programas europeus de intercâmbio juvenil.  

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

No período da manhã, a partir das 11h30, será feita a divulgação europeia do novo quadro  plurianual do Corpo Europeu de Solidariedade, um programa de voluntariado jovem que,  apesar da situação epidemiológica, faz com que, neste momento, cerca de 150 jovens de  toda a Europa estejam em Portugal, integrados nas mais diversas associações juvenis e  projetos de solidariedade, de norte a sul do país. Estes jovens foram convidados a assistir  e/ou participar nesta sessão, presidida pelo Ministro da Educação português, Tiago Brandão  Rodrigues, que tutela a área da Juventude, e que conta com a presença do Vice-Presidente  da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, responsável, entre outros, pela coordenação de  dossiers como o Espaço Europeu de Educação, Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade,  e da Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya  Gabriel. 

A sessão será precedida de uma visita à Escola Secundária de Santa Maria Maior (cujo  projeto pedagógico aposta fortemente nas questões europeias), onde um grupo de jovens  (italianos, alemães e franceses), que estão na cidade vianense no âmbito do Corpo Europeu  de Solidariedade, estarão a dinamizar uma ação de divulgação deste programa junto dos  alunos daquele estabelecimento de ensino, que celebra anualmente a “Semana Maior”,  com múltiplas atividades.  

O Corpo Europeu de Solidariedade tem como missão ajudar os jovens a participar em  projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro. Os jovens podem participar  em atividades de voluntariado e projetos de solidariedade, a nível local, em diversas áreas:  educação e formação, cidadania e participação democrática, ambiente e proteção da  natureza, migração, cultura, entre outras. 

Da parte da tarde, a partir das 14h00, decorre a apresentação europeia do novo ciclo do  programa Erasmus+, com mais de 30 anos de existência, e que já permitiu a mobilidade de  10 milhões de participantes em toda a Europa e do qual Portugal foi um dos países  pioneiros.  

Os eventos decorrem no Centro Cultural de Viana do Castelo.  

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts