FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 02 Jun 2021

Viana do Castelo: Conselho Empresarial Estratégico reuniu com Ministro do Planeamento

O Conselho Empresarial Estratégico, constituído pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial de Viana do Castelo, reuniu ontem ao fim do dia pela primeira vez desde a sua constituição. O encontro, que contou com a presença do Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, abordou o tema dos “Desafios do Plano de Recuperação e Resiliência e o Portugal 20-30”.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O CEEVC foi criado com o propósito de promover um ambiente favorável ao investimento, inovação e desenvolvimento sustentado. Ontem, na presença de mais de duas dezenas de empresários de Viana do Castelo, o Ministro do Planeamento apresentou as linhas gerais no que toca aos fundos comunitários, sublinhando que Viana do Castelo e a região do Alto Minho são grandes “impulsionadores” nesta matéria.

“Há uma transformação enorme de Viana do Castelo, sendo agora um centro exportador. Há 20 anos, Viana do Castelo não estava identificado como tal e esta é uma obra dos que acreditaram neste território”, sublinhou o governante, indicando ainda que, no que toca a investimentos, 453 milhões de euros de investimento de um total de mil milhões de euros do Alto Minho correspondem ao concelho de Viana do Castelo. 

A sessão, muito participada, foi a primeira de um conjunto de reuniões que estão previstas para o Conselho Empresarial Estratégico. Este órgão tem como objetivos analisar a situação económica e social do concelho, identificar oportunidades de investimento na melhoria dos fatores de competitividade, promover parcerias estratégicas para o desenvolvimento económico e social do concelho; preparar os instrumentos que permitam ao município desenvolver políticas e medidas que revitalizem a economia do concelho.

Visa ainda construir um quadro estável de funcionamento que promova consensos sobre projetos e ações de especial interesse para o concelho e região nos domínios das infraestruturas, energia, economia circular, atração de investimento, formação profissional e estratégias de inovação; colaborar com os órgãos municipais, no aconselhamento das políticas de desenvolvimento económico e internacionalização; 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts