FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

19 Jun 2021

Viana do Castelo assinalou 763 anos do Foral Afonsino com homenagem a funcionários

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No dia em que se celebram os 763 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo prestou homenagem a sete funcionários municipais e dos Serviços Municipalizados que estão a assinalar 40 ou mais anos de serviço.

O momento de reconhecimento público dos trabalhadores incluiu a atribuição da medalha de “Bons Serviços e Dedicação” pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal, numa cerimónia que aconteceu no renovado Salão Nobre da Câmara Municipal.

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, frisou que “somos uns felizardos por estarmos ao serviço da nossa comunidade”, permitindo “melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos”. O edil indicou também que esta cerimónia marcou o primeiro ato no requalificado Salão Nobre, inaugurando a primeira fase de reabilitação do edifício da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que está a ser alvo de uma empreitada de 1 milhão de euros, abrangendo uma área de 5.377 metros quadrados em quatro pisos de edifício.

O Vereador dos Recursos Humanos, Ricardo Rego, destacou o trabalho levado a cabo pelos funcionários e pelas estruturas municipais ao longo das décadas, principalmente em contexto de combate à pandemia por COVID-19. “Este período pandémico evidenciou este papel, pela célere e eficaz resposta dada pelos funcionários municipais nas mais diversas secções”, assegurou. 

Por isso, considerou, o Município “pretende agradecer, na pessoa dos galardoados, a todos os funcionários da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados que, ao longo de todo o ano, estão ao serviço de Viana do Castelo e dos vianenses”.

Na cerimónia foram, assim, galardoados com a Medalha de “Bons Serviços e Dedicação”, os funcionários Alberto Lima Barbosa, Maria Carminda Pereira Sousa Ferreira, Maria Isabel Pires Vale Ferreira, Rosa Maria Lima Coelho Viana, Maria Cristina Gonçalves Vieira Martins Rocha, Ana Maria Gomes Pereira Correia e Diana Maria Lobo Gonçalves Garrido.

Foi a 18 de junho de 1258 que o Rei D. Afonso III atribuiu o Foral, criando a vila e instituindo o Município de Viana. Com a outorga do foral foi constituído o estatuto jurídico, administrativo e fiscal do Município e, consequentemente, surgiram os primeiros funcionários municipais. 

O foral de Viana determinou, entre vários outros decretos, que o nome da povoação chamada Átrio se passaria a denominar Vila de Viana da foz do Lima. 

  1. Afonso III, uma das personagens marcantes da História Nacional, adivinhava assim a vocação marítima da foz do Lima, ao “…fazer uma Póvoa, no lugar chamado Átrio, na foz do Lima, à qual de novo imponho o nome de Viana. (…)”.
App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts