FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 18 Jun 2021

Projeto “Melgaço + Sustentável” tem como objetivo envolver toda a comunidade local

Melgaço tem-se vindo a afirmar, desde 2017, como o «destino de natureza mais radical de Portugal», no seguimento do posicionamento definido no plano estratégico e de desenvolvimento para o setor do turismo que então elaborou. Com especial enfoque desde então, tem procurado, de forma crescente, privilegiar iniciativas no domínio da sustentabilidade, procurando a diferenciação e, simultaneamente, ir ao encontro das tendências da procura.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Como etapa natural da implementação do referido Plano, Melgaço iniciou em 2021 o processo de certificação enquanto destino sustentável, contando com o apoio e assessoria do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo. A EarthCheck é o órgão acreditado pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC) que irá certificar o destino Melgaço.

Sob o lema MELGAÇO + SUSTENTÁVEL, o projeto tem como metodologia de trabalho o envolvimento de toda a comunidade local, procurando cumprir objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) definidos pela ONU e, por essa via, reforçar o desenvolvimento integrado do destino Melgaço, de forma sustentável, nas vertentes ambiental, económica, social e cultural.

Até ao momento, o destino já criou uma estrutura de gestão para liderar todas as iniciativas – a DMO (Destination Management Organization). No passado dia 15 de junho, a Green Team – estrutura operacional responsável pela definição e acompanhamento do plano de ação – reuniu pela primeira vez, nos Paços do Concelho.

Os próximos passos do processo de certificação envolvem a validação da Política de Sustentabilidade do destino, assim como a realização de um benchmarking que envolve a recolha de vários KPI’s (Key Performance Indicators), um Plano de Ação para a Sustentabilidade e um Plano de Avaliação de Riscos.

Para Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, «este é um passo natural e fundamental na afirmação de Melgaço enquanto destino turístico de excelência, capaz de gerar uma procura diferenciada, por estar na linha da frente na promoção do desenvolvimento sustentável do território nas suas diversas vertentes: ambiental, económica, social e cultural. Um território excelente para quem visita, por ser capaz de gerar bem-estar para quem nele vive», rematou.

No destino de natureza mais radical de Portugal é possível praticar os desportos de rio e montanha, mais exigentes, durante todo o ano, ao sabor de um alvarinho único e do fumeiro de Melgaço, com quatro produtos reconhecidos com IGP – Indicação Geográfica Protegida. E é também possível experimentar o porquê de este território estar integrado na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés e uma parte significativa no Parque Nacional da Peneda-Gerês, único com essa classificação em Portugal. Uma rede de trilhos em implementação, com mais de 150 km de extensão, em perfeito respeito pelo ambiente natural que pretendem promover, serão um dos meios privilegiados para usufruir desses recursos naturais, mas também apreciar todo um conjunto de pontos de interesse, testemunhos de um rico património histórico e cultural pronto para ser descoberto.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts