FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

19 Jun 2021

Paredes de Coura vai criar curso de Biotecnologia

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Criar um curso novo na área da biotecnologia, bem como a necessária certificação junto da  Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional são os propósitos da EPRAMI-Escola  Profissional Alto Minho Interior tendo em vista a formação de futuros técnicos para a primeira  fábrica de vacinas do país que está a nascer em Paredes de Coura.

“A EPRAMI tem o nosso  compromisso, por esta escola estar ligada ao mundo do trabalho”, garantiu Vitor Paulo Pereira,  presidente da Câmara de Paredes de Coura, acreditando que este novo passo trará “maior  competitividade” para a única escola profissional, e uma das três a nível nacional, distinguida  pela Microsoft como ‘Showcase School’. 

Na visita do Ministro da Educação à EPRAMI, onde participou na iniciativa Transição Digital do  Ensino Profissional, Tiago Brandão Rodrigues também reconheceu que “o ensino digital é muito  importante para o Ensino Profissional”, acrescentando que esta escola “é um exemplo de bem  fazer e com forte ligação à indústria e às empresas”. 

O Ministro da Educação não escondeu também o orgulho por Paredes de Coura acolher a fábrica  de vacinas da Zendal – “é um dos líderes europeus da indústria de vacinas” –, sublinhando neste  contexto o papel da EPRAMI que “sempre soube antecipar e identificar as necessidades das  indústrias e das empresas”. Com isto, Tiago Brandão Rodrigues também lançou o desafio “para  que a Escola Profissional continue a melhorar e se reinvente todos os dias”. 

A iniciativa Transição Digital do Ensino Profissional promovida pela Escola Profissional Alto  Minho Interior, com sede em Paredes de Coura, contou com vários oradores convidados como  José Vítor Pedroso, da Direção-Geral da Educação, Filipa Henriques de Jesus, da Agência  Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Joaquim Bernardo, do Programa  Operacional Capital Humano, e Rui Grilo, da Microsoft. 

A Transição Digital do Ensino Profissional abordou o percurso digital da EPRAMI – “a EPRAMI é  um ciclo virtuoso de criação de valor”, como reconheceu Vânia Neto, da Microsoft –, numa  iniciativa em que participaram também representantes de várias empresas de referência da  região, como a ZENDAL (biotecnologia), Doureca Automotive Solutions (sector automóvel) e a  parceria transfronteiriça ISQ&CTAG Automotive Technologies. 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts