FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

04 Jun 2021

Paredes de Coura: Queimas têm de ser registadas e só podem decorrer de manhã 

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Com o início do mês de junho, e ao abrigo da legislação em vigor, o Município de Paredes de  Coura condiciona a realização de queimas de amontoados e de sobrantes, agrícolas ou florestais,  ou de outra natureza vegetal. As queimas podem ser realizadas após registo e apenas da parte  da manhã, sempre até às 11h00. 

“É importante que as queimas de amontoados e sobrantes agrícolas sejam feitas com todos os  cuidados. Segundo um relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de  2019, um terço dos incêndios teve origem em queimas ou queimadas”, recorda Vítor Paulo  Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, sustentando a importância de “tomar todos  os cuidados. Como se costuma dizer, todos os cuidados são poucos”, insistiu. 

À semelhança de anos anteriores, esta medida do Município de Paredes de Coura tem a ver com  a proximidade dos meses de verão, cujas temperaturas são mais elevadas, mas também pela  redução da humidade e das precipitações. Nesta perspetiva, os cuidados na prevenção de  incêndios devem aumentar. 

No sentido de todos colaborarmos na Prevenção de Incêndios Florestais, sugere-se que façamos  amontoados de pequena dimensão. Quem tiver muitos sobrantes, deverá formar vários montes,  queimando-os aos poucos.  

Em todas as circunstâncias, tenham sempre um recipiente com água ou uma mangueira ligada.  Façam também uma faixa de pelo menos meio metro de largura e molhem-na bem com água. 

Nunca abandonem a queima e não deixem as borralheiras em combustão.  

Uma vez concluída a queima, não pode haver fumo, pelo que deverão proceder ao seu devido  rescaldo. 

Recorde-se ainda que a partir do dia 1 de julho e  até 30 de setembro as queimas manter-se-ão  proibidas.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts