FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

17 Jun 2021

Mais de 400 jovens do Alto Minho aprenderam Canto ao Desafio com Augusto Canário

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Mais de 400 jovens do Alto Minho, na sua maioria alunos dos 5º e do 6º anos de escolaridade, participaram em ações de capacitação onde tiveram a oportunidade de aprender as principais características daquele que é um dos ícones do património cultural imaterial do Alto Minho: o Canto ao Desafio. Desde dezembro de 2020 que um conjunto de repentistas consagrados, liderado pelo cantador Augusto Canário – que esteve presente em todas as iniciativas – realizou 58 ações de capacitação junto das comunidades escolares e culturais de 10 concelhos da região. O objetivo passa por captar e dar palco aos melhores talentos neste género musical. Neste momento, são já perto de 200 os jovens estudantes que se encontram envolvidos na produção de quadras e que pretendem mostrar o que valem na Desgarrada.

Esta iniciativa integra-se no projeto “De Repente, Canta a Gente”, que consiste num programa inédito de captação de talentos que pretende divulgar e ensinar aos jovens da região esta forma de canto tradicional. O projeto é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte e a sua ação envolve os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Para o presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, “esta é uma iniciativa que visa tirar partido daquilo que é um património de todos e que está presente na cultura, nas festas e a na identidade deste território”. De acordo com José Maria Costa, “este projeto pretende envolver os jovens, em idade escolar, nesta forma de canto popular e tradicional, ensinar os seus mecanismos, cativá-los para a sua prática e fruição, bem como renovar geracionalmente os seus cantadores, mantendo a desgarrada bem viva e presente”. 

“As ações de capacitação chegaram ao fim e o projeto está em velocidade cruzeiro. Temos encontrado gente maravilhosa e vivido experiências fantásticas com jovens dos 5º e 6º anos. Tem sido incrível sentir o entusiasmo desta juventude perante a possibilidade de juntar ritmos, sons e ondas, com algo tão tradicional, mas que também pode ser moderno e representar o futuro”, explica Augusto Canário. Para o famoso repentista, “esta iniciativa está a mostrar que a inovação se pode criar ao juntar o antigo a novas ondas, outros sons e modernidades, como foi o caso da parceria fantástica que foi feita com o DJ FreakJ” e com a beatboxer Bia, que será publicada brevemente.

Samuel Araújo, mais conhecido por FreakJ, tem 22 anos, é natural dos Arcos de Valdevez e é um dos DJ’s mais promissores no panorama nacional. Aceitou o desafio de participar nesta iniciativa e, em parceria com o Augusto Canário, lançou uma música que é uma verdadeira fusão entre os ritmos de um DJ com a singularidade do cantar ao desafio, pela voz de Canário (ouvir e ver aqui). “Nunca tinha estado nem participado numa Desgarrada, embora já tenha assistido a várias. Foi uma experiência ótima e muito diferente. Adorei a inovação que fizemos aqui”, afirma. Depois de também ter participado em várias ações de capacitação, FreakJ não tem dúvidas de que se trata de uma iniciativa excelente: “a música é extremamente útil e importante para o desenvolvimento dos mais novos e, sobretudo, uma forma incrível de encontrar talentos escondidos”, remata.

O projeto, que decorre entre dezembro de 2020 e novembro de 2021, tem como principal alvo as comunidades escolares e culturais e o seu programa foi, desde o início, completa e permanentemente ajustado às diretivas da Direção-Geral da Saúde em contexto de pandemia. “Para além de grande parte desta iniciativa poder ser realizada no site oficial, em https://derepentecantaagente.pt, onde num total de 58 ações de capacitação, 21 foram online, nas 37 ações presenciais, a equipa, além dos cuidados básicos impostos, esteve sempre munida de acrílicos e outros materiais de proteção. “Fruto da instabilidade causada pela situação sanitária, fomos ajustando entre o presencial e o online e, para tal, foi importante a colaboração dos 26 professores cooperantes envolvidos no projeto”, explica David Martins, produtor do evento. 

O mesmo responsável explica que “os cantares ao desafio foram, até agora, algo aprendido por tradição oral, em processos informais. O traço inovador deste projeto reside na primeira tentativa a nível nacional de sistematização da técnica da Desgarrada, a produção de um currículo, e o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas que estão a permitir que possa ser ensinada em duas vertentes: no site, com dezenas de vídeos e áudios tutoriais, tendo ainda os jovens a possibilidade de enviarem as suas cantorias para análise e acompanhamento pedagógico; e nas ações de capacitação que realizamos em escolas, associações culturais e coletividades do Alto Minho.”

No site https://derepentecantaagente.pt estão disponíveis dezenas de vídeos e áudios tutoriais, existindo a possibilidade dos jovens candidatos a cantadores enviarem, naquela plataforma, as suas rimas e cantorias para apreciação e orientação pela equipa técnica. 

Em termos de agenda desta iniciativa, estão previstos, de setembro a novembro de 2021, um conjunto de 10 concertos onde consagrados repentistas irão contracenar com os novos talentos captados pelo projeto, sendo que a 27 de novembro do mesmo ano, terão lugar dois grandes eventos: uma conferência e um concerto final, ambos no Centro Cultural de Viana do Castelo, que reunirão um conjunto alargado de cantadores e especialistas em repentismo oriundos de várias regiões do país.

Calendário dos 10 concertos/mostra repentista – set/nov 2021

19 Setembro

DOM/16H

Jardim dos Poetas/ Auditório da EPRALIMA  Ponte da Barca
26 Setembro

DOM/16H

Cine-Teatro Bombeiros Voluntários VPA  Caminha
10 Outubro

DOM/16H

Auditório da Casa da Cultura  Melgaço
16 Outubro

SAB/16H

Teatro Municipal Sá de Miranda  Viana do Castelo
17 Outubro

DOM/16H

Cine-Teatro João Verde  Monção
24 Outubro

DOM/16H

Teatro Diogo Bernardes  Ponte de Lima
31 Outubro

DOM/16H

Cine-Teatro Marreca Gonçalves VNC  V.N de Cerveira
7 Novembro

DOM/16H

Centro Cultural  Paredes de Coura
14 Novembro

DOM/16H

Auditório da Casa das Artes  Arcos de Valdevez
21 Novembro

DOM/16H

Auditório do CILV-Centro Inovação Logística Valença  Valença

 

Conferência Repentista

27 Novembro

Sábado 15H00

Centro Cultural Viana do Castelo

 

Concerto Final

27 Novembro

Sábado 21H00

Centro Cultural Viana do Castelo

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts