FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

09 Jun 2021

Carlão, Dino D’Santiago, Clã e Capicua entre os mais nomeados aos prémios Play

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Carlão, Dino D’Santiago, Capicua e os Clã então entre os artistas e bandas nomeados em várias categorias da 3.ª edição dos Play - Prémios da Música Portuguesa, cujos vencedores serão conhecidos em 08 de julho, em Lisboa.

Os nomeados à 3.ª edição dos Play foram anunciados em conferência de imprensa no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, espaço que voltará a acolher a cerimónia de entrega dos galardões, no dia 08 de julho.

Para o prémio de Melhor Álbum estão nomeados Dino D’Santiago, com “Kriola”, Capicua, com “Madrepérola”, Bispo, com “Mais antigo”, e os Clã, com “Véspera”.

Os Clã disputam ainda o prémio de Melhor Grupo com os HMB, os Os Quatro e Meia e os Wet Bed Gang.

Dino D’Santiago compete também pelo prémio de Melhor Artista Masculino, com Carlão, Samuel Úria e Sérgio Godinho, e Capicua pelo de Melhor Artista Feminina, com Bárbara Tinoco, Carolina Deslandes e Mariza.

Os nomes de Dino D’Santiago e de Carlão voltam a surgir nas categorias de Melhor Videoclipe e de Canção do Ano, com os temas “Kriolu”, com Julinho KSD, e “Assobia para o Lado”, respetivamente. Além disso, a canção de Stereossauro “A noite”, na qual Carlão participa juntamente com Mariza Liz, também está nomeada nestas duas categorias.

Na corrida ao prémio de Melhor Videoclipe entra ainda “+351 (Call me)”, de Nenny, e ao de Canção do Ano “Sei lá”, de Bárbara Tinoco, “Louco”, de Piruka com Bluay, e “Tribunal”, de ProfJam e benji price.

Ao prémio Artista Revelação estão nomeados Chico da Tina, Cláudia Pascoal, Pedro Mafama e Cyro.

Para o prémio Lusofonia foram nomeados “Te gusta”, de MC Kevinho, “Étudo pra ontem”, de Emicida com Gilberto Gil, “Nzambi” do projeto Esperança (que junta Paulo Flores e Prodígio), e “Inesquecível”, de Giulia Be e Luan Santana.

O prémio de Melhor Álbum de Fado será disputado por “Do Coração”, de Sara Correia, “Mariza canta Amália”, de Mariza, “Amália por Cuca Roseta”, de Cuca Roseta, e “Buba Espinho”, de Buba Espinho.

Pelo prémio de Melhor Álbum de Jazz competem “Dianho”, de André Fernandes, “Dice of Tenors”, de César Cardoso, “Portrait”, de João Barradas, e “Evidentualmente”, dos NoA.

Ao prémio de Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita estão nomeados “Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets”, dos Cupertinos, “Il Mondo della Luna de Pedro António Avondano”, de Os Músicos do Tejo, “Luís de Freitas Branco / Sonatas”, de Vasco Dantas, Isabel Vaz e Tomás Costa, e “Joly Braga Santos – Complete Chamber Music III”, de Olga Prats, Leonor Braga Santos, Irene Lima, Luís Pacheco Cunha, António Saiote e outros.

No dia 08 de julho, serão ainda atribuídos os prémios Crítica, cujo vencedor é escolhido por um grupo de dez jornalistas, e Carreira, com a escolha do galardoado a ser feita pelas direções da Audiogest e da GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas.

Nesta edição, pela primeira vez, os nomeados foram escolhidos pela Academia Play, que reúne cerca de 300 profissionais do setor.

A academia é constituída em cerca de dois terços por produtores musicais, agentes e ‘managers’, artistas, técnicos de som, iluminação, vídeo e ‘backline’, promotores de festivais e grandes eventos musicais, e programadores de auditórios, enquanto o restante terço é constituído por profissionais de rádio, televisão, imprensa, digital, atores, apresentadores e outros membros da sociedade civil, bem como representantes dos patrocinadores dos prémios.

Serão também os membros da Academia Play a escolher os vencedores.

A cerimónia de entrega dos Play, com apresentação de Filomena Cautela, será exibida em direto na RTP1, a partir das 21:00 de dia 08 de julho.

Os Play são promovidos pela Audiogest e a GDA em parceria com a RTP e a Vodafone.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts