FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

09 Jun 2021

Câmara Municipal investe 268 mil euros na segurança balnear na costa de Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Através de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal e a Associação de Nadadores Salvadores Coordenada Decimal, o Município vai investir mais de 268 mil euros na segurança balnear na costa de Viana do Castelo na presente época balnear. O documento foi assinado entre o Presidente da Câmara Municipal e o representante da Coordenada Decimal, numa cerimónia que contou também com a presença do Vereador do Ambiente, Ricardo Carvalhido, e representante da Capitania do Porto de Viana do Castelo.

O protocolo visa garantir a salvaguarda da segurança nas praias marítimas e fluviais de Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Cabedelo/Luziamar, Rodanho, Amorosa 1, Amorosa 2, Castelo de Neiva, Argaçosa e Foz do Lima, durante a época que decorre entre 12 de junho a 12 de setembro. Pretende salvaguardar a segurança dos utentes e praticantes de desportos náuticos, nas praias vigiadas e não vigiadas. A salvaguarda da segurança iniciou mais cedo, a 1 de junho, nas praias marítimas de Afife, Arda/Bico, Paçô e Cabedelo, Cabedelo/Luziamar e Amorosa.

Tendo em conta a extensão de costa a vigiar e os meios humanos e técnicos envolvidos na operação, é ainda necessário garantir um centro móvel integrado de vigilância, socorro e salvamento para apoio/resposta a qualquer solicitação de emergência e por forma também a segurar a prática de desportos náuticos em águas não balneares. 

Foi também firmado um contrato de comodato para utilização de moto 4×4 que a Câmara Municipal adquiriu recentemente para a monitorização das praias e da floresta de Viana do Castelo. Durante o período balnear, o quadriciclo será empregado na Segurança Balnear, em especial no patrulhamento do extenso areal que separa as praias de Arda e Afife, reforçando a segurança das centenas de banhistas que optam por esta zona não vigiada. Este equipamento, operado por um nadador salvador equipado com binóculos, permite uma vigilância de maior alcance o que torna a atuação de socorro e salvamento mais rápida e eficaz.

Adicionalmente, tendo em conta que a moto4x4 está equipada com rádio, existe a possibilidade de o operador do veículo poder ser chamado a intervir em apoio às equipas que se encontram em serviço nas águas balneares limítrofes.

Os dois protocolos acontecem no âmbito da estratégia de Viana do Castelo “Cidade Náutica do Atlântico” e ao nível da política de promoção e valorização das potencialidades ambientais e turísticas do concelho, importando criar boas condições de acolhimento e segurança dos utentes das praias.

Na presente época balnear Viana do Castelo tem hasteada a Bandeira Azul em 9 praias do concelho, tendo conquistado, assim, mais um galardão do que nos anos transatos. Este ano, as praias contempladas com o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa são Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar e Castelo de Neiva.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts