FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 09 Jun 2021

Câmara Municipal investe 268 mil euros na segurança balnear na costa de Viana do Castelo

Através de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal e a Associação de Nadadores Salvadores Coordenada Decimal, o Município vai investir mais de 268 mil euros na segurança balnear na costa de Viana do Castelo na presente época balnear. O documento foi assinado entre o Presidente da Câmara Municipal e o representante da Coordenada Decimal, numa cerimónia que contou também com a presença do Vereador do Ambiente, Ricardo Carvalhido, e representante da Capitania do Porto de Viana do Castelo.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O protocolo visa garantir a salvaguarda da segurança nas praias marítimas e fluviais de Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Cabedelo/Luziamar, Rodanho, Amorosa 1, Amorosa 2, Castelo de Neiva, Argaçosa e Foz do Lima, durante a época que decorre entre 12 de junho a 12 de setembro. Pretende salvaguardar a segurança dos utentes e praticantes de desportos náuticos, nas praias vigiadas e não vigiadas. A salvaguarda da segurança iniciou mais cedo, a 1 de junho, nas praias marítimas de Afife, Arda/Bico, Paçô e Cabedelo, Cabedelo/Luziamar e Amorosa.

Tendo em conta a extensão de costa a vigiar e os meios humanos e técnicos envolvidos na operação, é ainda necessário garantir um centro móvel integrado de vigilância, socorro e salvamento para apoio/resposta a qualquer solicitação de emergência e por forma também a segurar a prática de desportos náuticos em águas não balneares. 

Foi também firmado um contrato de comodato para utilização de moto 4×4 que a Câmara Municipal adquiriu recentemente para a monitorização das praias e da floresta de Viana do Castelo. Durante o período balnear, o quadriciclo será empregado na Segurança Balnear, em especial no patrulhamento do extenso areal que separa as praias de Arda e Afife, reforçando a segurança das centenas de banhistas que optam por esta zona não vigiada. Este equipamento, operado por um nadador salvador equipado com binóculos, permite uma vigilância de maior alcance o que torna a atuação de socorro e salvamento mais rápida e eficaz.

Adicionalmente, tendo em conta que a moto4x4 está equipada com rádio, existe a possibilidade de o operador do veículo poder ser chamado a intervir em apoio às equipas que se encontram em serviço nas águas balneares limítrofes.

Os dois protocolos acontecem no âmbito da estratégia de Viana do Castelo “Cidade Náutica do Atlântico” e ao nível da política de promoção e valorização das potencialidades ambientais e turísticas do concelho, importando criar boas condições de acolhimento e segurança dos utentes das praias.

Na presente época balnear Viana do Castelo tem hasteada a Bandeira Azul em 9 praias do concelho, tendo conquistado, assim, mais um galardão do que nos anos transatos. Este ano, as praias contempladas com o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa são Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar e Castelo de Neiva.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts