FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

09 Jun 2021

Câmara de Viana do Castelo aprova protocolos para instalar Espaço Cidadão em Lanheses

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, os protocolos a assinar com a Junta de Freguesia Lanheses e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) para a criação do segundo Espaço Cidadão do concelho.

A “nova valência será instalada na sede da Junta de Freguesia de Lanheses e será contratado um trabalhador para desempenhar as funções de mediador de atendimento digital”.

De acordo com o protocolo hoje aprovado em reunião ordinária do executivo municipal, e apresentado pelo vereador pelo vereador com os pelouros do Planeamento e Gestão Urbanística, Desenvolvimento Económico, e Coesão Territorial, Luís Nobre, a autarquia “obriga-se a delegar na Junta de Freguesia a realização das obras necessárias à instalação do Espaço Cidadão, assim como o apetrechamento do local com o material necessário, prestando apoio técnico-financeiro e fiscalizando a obra”.

Os Espaços Cidadão “visam aproximar os serviços públicos, privilegiar a utilidade e comodidade para o cidadão no acesso aos serviços públicos, racionalizar os custos da Administração Pública com instalações e equipamentos e assegurar o atendimento digital assistido prestado por mediadores de atendimento digital com formação adequada, como complemento indispensável da prestação digital de serviços públicos, garantindo o seu caráter inclusivo”.

O Espaço Cidadão de Lanheses, à semelhança da mesma estrutura criada na União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, num investimento de 100 mil euros e que começou a funcionar em dezembro, “vai funcionar como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades”.

Ali, “os cidadãos beneficiam de um atendimento digital assistido que lhes permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços ‘online’, reunindo no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas, com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública”.

Além “de proporcionar um maior conforto e comodidade aos utentes, permite tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos de tempo e de custos de deslocação”.

“Estes espaços também permitem partilhar recursos, infraestruturas e plataformas, potenciando a eficiência e redução de custos do Estado, servindo melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts