FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

22 Jun 2021

Atriz Melânia Gomes é a presidente da Comissão de Honra da Romaria d’Agonia 2021

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo delegou na atriz Melânia Gomes a presidência da Comissão de Honra da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia de 2021.

Melânia Gomes é uma atriz portuguesa conhecida do grande público pelo seu trabalho em teatro, televisão e cinema, e também pela sua paixão pela cultura portuguesa. Minhota de coração e criação, chegou a Viana do Castelo com 18 meses e só de lá saiu com 18 anos, para concretizar o seu sonho de ser atriz. 

Mas como “Quem gosta vem, quem ama fica”, a verdade é que Melânia nunca saiu verdadeiramente de Viana, porque a Princesa do Lima vai no seu coração para todo o lado, com as suas tradições e toda a sua “chieira”. 

O trabalho também já a trouxe de volta ao Minho por várias vezes, tanto em novelas como em espetáculos de teatro e outras iniciativas. Por tudo isto, Melânia Gomes é uma autêntica embaixadora da terra que adotou como sua e que, como filha, a abraçou. 

A Romaria d’Agonia acontece, este ano, de 19 a 22 de agosto. A Vianafestas já anunciou que a próxima edição da rainha das romarias irá contar com momentos ao vivo e momentos on-line, através dos meios digitais, em função da evolução da pandemia.

A história da festa junta-se à história da Igreja d’Agonia. Data de 1674 a história da igreja em honra da padroeira dos pescadores. Na altura, foi edificada uma capela em invocação ao Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário e, um pouco acima, uma capelinha devota a Nossa Senhora da Conceição.

Hoje, o nome da santa está associado à rainha das romarias e às múltiplas tradições da maior festa popular de Portugal, nascida em 1772 da devoção dos homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português para as celebrações religiosas e pagãs, que ainda hoje são repetidas anualmente na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal. 

Fotos: Rádio GEICE / DR

Últimas Noticias

Últimos Podcasts