FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

15 Jun 2021

Atletismo: Viana do Castelo acolhe pela primeira vez Campeonato Nacional de Sub-20

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Estádio Municipal Manuela Machado acolhe, de 19 a 20 de junho, o Campeonato Nacional de Sub-20. Estes campeonatos disputam-se desde 1930 e contam com classificações coletivas desde 1939, sendo esta a primeira vez que Viana do Castelo acolhe a competição. A prova vai reunir um total de 453 atletas de 99 clubes, em representação de 18 das 22 associações de atletismo existentes, entre Portugal Continental e ilhas.

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, agradeceu o “sinal de confiança” da Federação Portuguesa de Atletismo, considerando que estas provas “são o pré-aquecimento e a preparação, com cuidado e entusiasmo, para Viana do Castelo ser Cidade Europeia do Desporto em 2023”.

Já o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, frisou que o Município “preparou devidamente o Estádio para uma prova nacional de atletismo”, destacando que os atletas vêm a Viana do Castelo “para obter títulos e bater recordes”.

Também o responsável da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, Manuel Domingues, considerou que esta será uma prova “muito exigente”, com um calendário muito preenchido nos dois dias. A presença de público no Estádio Municipal deverá ser permitida, com a limitação de lotação definida pela DGS.

Recorde-se que, em novembro de 2020, foi anunciado que Viana do Castelo prepara-se para ser Cidade Europeia do Desporto em 2023. “Assumo o privilégio de liderar um território apaixonado pelo desporto, que promove inúmeras atividades ao longo de todo o ano. Por isso, foi com entusiasmo, mas naturalidade, que iniciamos este desafio de nos candidatarmos a Cidade Europeia do Desporto 2023. Esta é uma candidatura das pessoas e para as pessoas de Viana do Castelo”, realçou o autarca José Maria Costa, na altura.

Já o Vereador do Desporto, Vítor Lemos, disse que, após observarem as outras candidaturas vencedoras a nível nacional, “mais convictos ficamos de que seria possível a Viana do Castelo candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto”, destacando a existência de uma “grande família desportiva composta por atletas, dirigentes, treinadores, ‘sponsors’ que, de forma abnegada, se tem dedicado ao desenvolvimento do desporto em Viana do Castelo”.

O crescimento notável da prática desportiva em Viana do Castelo nos últimos anos permite ao concelho contar atualmente com mais de 70 clubes, mais de 40 modalidades oficialmente praticadas, mais de 160 equipas federadas, que levam a que nos desportos coletivos ou individuais existam mais de 5.000 atletas federados, que utilizam no seu trabalho diário 200 espaços desportivos, dos quais 25 municipais, que garantem mais de meio milhão de utilizações por ano.

Destacam-se os projetos escolares, que resultam de uma parceria com os agrupamentos, como a patinagem no pré-escolar, atletismo e natação no 1º ciclo e Náutica nas Escolas nos 2º e 3º ciclos.

O projeto de Atletismo nas escolas do 1º ciclo do ensino básico tem tido uma adesão de 100% por parte dos docentes deste nível de ensino, com a participação de 1.250 alunos, das turmas dos 1º e 2º anos, contando com a presença da Manuela Machado e dos técnicos do Desporto do Município.

A candidatura reflete a aposta que o Município de Viana do Castelo tem vindo a fazer na promoção da atividade física e da prática desportiva formal ou informal, incutindo estilos e hábitos de vida saudáveis aos munícipes.

O concelho apresenta-se como local privilegiado para a prática de diversas modalidades, desde desporto de natureza, passando pelos desportos náuticos e desporto indoor. O desporto tem sido uma forte aposta do executivo, que tem promovido o desenvolvimento de Viana do Castelo enquanto Cidade Náutica do Atlântico.
Para tal, o projeto do Centro de Mar aposta no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos e no reforço da posição de Viana do Castelo como uma cidade marítima. O projeto integrou a construção do Centro de Remo, Centro de Vela, Centro de Canoagem e Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf, centros desportivos de excelência.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts