FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

31 Mai 2021

Primeiro filme português gravado com um smartphone mostra navio Gil Eannes como nunca se viu

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Samsung decidiu colocar à prova a câmara do Galaxy S21 Ultra 5G com uma iniciativa muito especial, adaptando um argumento escrito por Fernando Pessoa há quase cem anos. Todos o conhecem por ter sido poeta. Mas nem todos sabiam que também foi argumentista de cinema e que os seus filmes nunca foram produzidos.

O projeto tomou a forma de ‘O Ídolo’, um filme produzido durante seis dias, em Lisboa, na serra de Sintra e no navio Gil Eannes em Viana do Castelo.

Esta é uma história onde intriga, mistério e suspense se cruzam com a disputa por um objeto precioso a bordo de um navio transatlântico.

Realizado por Pedro Varela, e com produção da Agência Uzina e Blanche Films, esta curta de vinte minutos está apenas disponível online. No elenco estão Tiago Felizardo, Ana Vilela da Costa, Soraia Tavares e Paula Magalhães.

“Desde o primeiro minuto que senti o enorme privilégio e a responsabilidade de continuar uma ideia escrita há quase cem anos, por uma das nossas maiores referências culturais”, afirmou o realizador e responsável pelo guião. “Fazer justiça ao que o Pessoa teria na sua intenção original, foi o meu único objetivo. Foi esse o meu mergulho. Apesar do desafio de filmar o filme através de um smartphone, não podia estar mais feliz com o resultado final”.

Este é o primeiro filme português gravado inteiramente com um Samsung Galaxy S21 Ultra 5G.

A tendência de gravar filmes com smartphones começou há quase dez anos, quando o sul-coreano Park Chan-wook usou apenas um iPhone 4 para criar a curta de terror Night Fishing. Entretanto, foram vários os realizadores que recorreram ao telemóvel da Apple para fazer produções com mais ou menos reconhecimento.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts