FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

29 Mai 2021

Iúri Leitão e Maria Rodrigues eleitos Atletas do Ano na Gala do Desporto de Viana

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu a V Gala do Desporto, com o júri a distribuir prémios por oito vianenses e instituições desportivas, destacando, Iúri Leitão (Ciclismo) e Maria Rodrigues (Futsal) como atletas do ano.

(Namorada representou o atleta)

Como “Atleta do Ano Masculino”, a Gala distinguiu, Iúri Leitão do Grupo Desportivo Supermercados Froiz, em Ciclismo de Pista. O atleta foi Campeão Europeu de Ciclismo de Pista Scratch Sénior, Vice-campeão Europeu de Ciclismo de Pista Eliminação Sénior, Medalha de Bronze de Ciclismo de Pista Omnium Sénior, em representação da seleção Nacional, Campeão Nacional de Ciclismo de Pista Scratch Sénior e Vice-campeão Nacional de Ciclismo de Pista Perseguição e Corrida por Pontos.

Como “Atleta do Ano Feminina” foi escolhida no Futsal feminino, a jovem vianense Maria Rodrigues, do Santa Luzia Futebol Clube.

Na última época, a atleta, participou na fase de apuramento de campeão no nacional da 1ª divisão e na primeira Final-Four da Taça de Portugal da história do Santa Luzia FC. Federada desde a época de 2007/2008, Maria Rodrigues, foi campeã Nacional na época de 2015/2016 pelo F.C. Vermoim, finalista da supertaça 2015/2016 também pelo F.C. Vermoim e foi medalha de bronze no Campeonato do Mundo realizado no Brasil em 2016 como atleta Internacional Universitária.

Como “Dirigente do Ano” foi eleito Rui Pedro Silva, presidente da direção do Sport Clube Vianense, desde 2015.

Nesta quinta edição da Gala do Desporto de Viana do Castelo o júri distinguiu ainda, Rui Neto como “Treinador do Ano”. O treinador de hóquei em patins, atualmente no OC Barcelos, orientava na época passada o HC Braga.

No que toca a “Atleta Revelação do Ano”, em masculinos foi distinguido Pedro Afonso, no Kitesurf. O atleta internacional vianense sagrou-se, Campeão Nacional Sub15, venceu o ranking Sub16 e Sub18 da disciplina de Kitesurf, o ranking de Sub18 da disciplina de Kitesurf, foi 3.º classificado na prova “Super Session” no Circuito Mundial, em Cabo Verde e conquistou o 7.º lugar no Campeonato “GKA Distance Battle”.

Como “Atleta Revelação do Ano Feminina” foi eleita Mariana Afonso, no Trial. A jovem vianense internacional de apenas 16 anos, foi Campeã de Espanha de Trial em Femininas TR3, 8.ª Classificada no Campeonato do Mundo de Trial, selecionada para representar Portugal na mais importante prova Mundial de Trial, o Trial das Nações que se realizou em Ibiza onde e equipa feminina obteve a melhor classificação de sempre – 8.º lugar. Na época de 2019/20 alcançou o 3.º lugar no Troféu Nacional de Trial em Consagrado, venceu o Troféu Galego de Trial em Femininas e foi 2.ª Classificada no Troféu de Trial Social em TR4.

Como “Equipa do Ano” o júri distinguiu a equipa sénior do Clube de Basquete de Viana do Castelo, que subiu à 1ª Divisão Nacional da modalidade.

O Voleibol Clube de Viana, foi galardoado na noite de gala com o prémio Associação Desportiva / Clube do Ano, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos. A coletividade de Viana do Castelo foi fundada em 10 de junho de 1995. Com 150 atletas federados, ao longo dos 25 anos da sua existência, competindo em todos os escalões etários, no âmbito distrital e nacional, mantém-se na elite do vólei nacional, desde a época desportiva de 2018/19.

Fotos: Rádio Geice /DR

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts