FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

12 Mai 2021

Filme rodado em Viana do Castelo integra seleção do prestigiado festival de cinema de Shanghai

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
‘Sombra’, a segunda longa-metragem do realizador Bruno Gascon, rodado em Viana do Castelo, acaba de ter a sua seleção anunciada no prestigiado festival de cinema de Classe A, Shanghai International Film Festival (SIFF).

Segundo Bruno Gascon, argumentista e realizador, “numa altura em que a indústria cinematográfica da China continua a crescer rapidamente é sem dúvida uma honra poder apresentar o meu filme “Sombra” no Shanghai International Film Festival. Espero que a história que decidi contar possa viajar muito mais e chamar a atenção para o drama do desaparecimento de crianças”.

‘Sombra’ é um dos filmes mais aguardados do ano e conta a história de uma mãe em busca do seu filho por mais de quinze anos. Bruno Gascon escreveu o argumento inspirado pelas conversas que teve com várias mães de crianças desaparecidas, incluindo a mãe de Rui Pedro, um dos casos mais conhecidos dos portugueses.

O filme protagonizado por Ana Moreira viajará em junho até à China para fazer parte da secção Panorama depois de em abril ter ganho dois prémios no Barcelona Sant-Jordi International Film Festival: o Prémio da Crítica tendo sido referido pelo júri que o mesmo era atribuído “pela sua honestidade e compromisso e pela sua coragem na hora de denunciar a ineficácia institucional” e o Prémio Film-História pelos seus valores históricos dado que o filme os tocou “por capturar magistralmente a dor incurável dos familiares de todos os desaparecidos pela violência em todas suas formas e a necessária reparação num contexto muito próximo, como o português”.

‘Sombra’ conta a participação de grandes nomes de relevo no setor em Portugal, como Miguel Borges, Vítor Norte, Tomás Alves, Joana Ribeiro, Sara Sampaio, Ana Cristina Oliveira, Lúcia Moniz, Raimundo Cosme, Oksana Tkach, Ana Bustorff, Miguel Monteiro, Sara Norte, João Cabral, Kim Grygierzec, entre outros.

Rodado em Viana do Castelo, o filme contou com o apoio da Câmara Municipal e da Viana Film Commission, assim como da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, Instituto do Cinema e do Audiovisual, RTP, Pic Portugal e outros parceiros. Produzido pela Caracol Studios, será distribuído em Portugal pela NOS Audiovisuais, estando a distribuição internacional a cargo da WIDE.

Nos cinemas em 2021.

Em 1998, Isabel tinha a família perfeita até que um dia chega a casa e descobre que o seu filho de 11 anos desapareceu. A partir desse momento tudo muda. Apesar da cobertura mediática do caso e da existência de um suspeito a justiça falha constantemente e Isabel percebe que somente ela poderá manter viva a busca por Pedro. Passam-se quinze anos e apesar de todos os obstáculos que encontra Isabel vai continuar a fazer de tudo para reencontrar o filho que todos querem que esqueça, mas que ela acredita que ainda está vivo. Uma mãe sabe.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts