FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

17 Mai 2021

Festival Eurovisão da Canção 2021 arranca esta terça-feira

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
39 países competem, esta semana, no Festival Eurovisão da Canção, a decorrer em Roterdão, nos Países Baixos. Portugal é representado pela banda The Black Mamba e a música “Love is on my side”.

O Festival da Eurovisão regressa esta terça-feira depois de um ano de pausa devido à pandemia da covid-19. A 65ª edição deveria ter tido lugar em maio de 2020, mas a União Europeia de Radiodifusão, por não verem reunidas as condições para a sua realização, adiou-a para este ano.

Tendo em conta as condições de pandemia, todos os países em competição viram-se obrigados a gravarem as atuações nos seus países, de forma a garantir a competição, e a participação dos países caso pudessem não viajar para Roterdão.

A gravação teve de “acontecer num estúdio e em tempo real (tal como seria no concurso), sem qualquer edição de voz ou de qualquer parte da atuação, depois de esta ser gravada”. De momento, apenas a “Austrália” vai utilizar a sua gravação, depois da sua delegação se ver impedida de viajar para os Países Baixos.

As duas semifinais e a final vão ter público a assistir ao vivo, tendo sido postos à venda estes mês 3.500 bilhetes por espetáculo. A primeira semifinal terá lugar esta terça-feira, a segunda na quinta-feira e a grande final no sábado.

Portugal vai ser representado pelos The Black Mamba e a canção “Love is on my side”, marcando a primeira ocasião em que o país leva uma canção integralmente em inglês ao certame europeu. A banda competirá esta quinta-feira, na segunda semifinal, por um lugar na grande final a ter lugar no sábado.

Os Países Baixos recebem o certame depois de terem vencido a última edição do Festival, em Israel, quando “Arcade”, interpretado por Duncan Laurence, ficou em primeiro lugar.

Portugal venceu apenas uma vez o concurso em 2017 com o tema “Amar Pelos Dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts