FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 14 Mai 2021

F-16 lusos ganham prémios NATO por “melhores operações” e “pintura” de aeronave

A esquadra 301 de aviões de caça F-16 da Força Aérea portuguesa, os “Jaguares”, conquistou dois prémios no maior exercício aéreo do ano da NATO, o “Encontro de Tigres”, em Beja.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Os militares habitualmente estacionados na Base Aérea n.º 5, em Monte Real, Leiria, foram distinguidos pelas “melhores operações” e pela “melhor pintura tigre”, num evento que termina hoje, ao fim de duas semanas, com 40 aeronaves e participantes de outros seis países.

O galardão mais importante, o “Tigre de Prata”, alcançado há dois anos pelos “Jaguares”, em França, foi atribuído aos italianos do “21.º Gruppo”, com os seus helicópteros HH212, conquistando assim a possibilidade de organizar a próxima edição do “Tiger Meet”.

A mesma esquadra transalpina foi a melhor na classe específica de helicópteros.

Envolvidos no evento de Beja, desde 02 de maio, estiveram também meios dos Estados Unidos, França, Grécia, Polónia e da Suíça, num total de cerca de mil militares.

Além de seis F-16, a Força Aérea empregou ainda um avião P-3C CUP+ (patrulhamento, busca e salvamento, mas também combate marítimo), um helicóptero de EH 101 Merlin (patrulhamento, busca e salvamento e transporte) e dois helicópteros AW119MKII ‘Koala’ (instrução, patrulhamento, busca e salvamento e transporte).

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts