FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

06 Mai 2021

Câmara de Viana inicia digitalização de 100 anos de edições do jornal “A Aurora do Lima”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Foi hoje assinado o contrato de compra e venda da coleção de todas as edições do periódico “A Aurora do Lima” e do espólio relativo às máquinas de tipografia, passando assim 166 anos de história da cidade e do concelho para a posse do Município. O Presidente da Câmara, informou, durante a cerimónia, que depois de o espólio ser transferido para a Biblioteca Municipal será iniciada a digitalização de todas as edições dos primeiros 100 anos do segundo jornal mais antigo do país.

“A Aurora do Lima” surgiu a 15 de dezembro de 1855 e, através do contrato assinado, o Município adquire aos proprietários do jornal “bens móveis, de valor histórico ou museológico” que ficarão armazenados e preservados na biblioteca vianense. Esta aquisição visa a proteção do espólio do jornal, com o objetivo de ser posteriormente criado um Espaço de Memória e Hemeroteca Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal defendeu a aquisição da Coleção e do Espólio da “Aurora do Lima” por uma verba de 170 mil euros como forma de preservar todo o espólio da coleção do jornal desde 1855 até à atualidade; conservar e valorizar os equipamentos e máquinas do “A Aurora do Lima”; constituir a base de uma Hemeroteca Municipal; digitalizar este valioso espólio documental para estar acessível aos cidadãos.

A autarquia está a negociar ainda a aquisição da sede do jornal, situada na Rua Manuel Espregueira, local onde pretende avançar com a criação de uma Hemeroteca Municipal e de um Espaço Memória. 

Esta hemeroteca terá como objetivo a constituição de um espaço de consulta de todas as coleções de jornais e revistas de que o Município dispõe e se encontram à guarda da Biblioteca Municipal, ficando este novo serviço na dependência direta da mesma Biblioteca e divisão.

Esta aquisição surge no âmbito da valorização do património cultural do município que a autarquia tem promovido. A Valorização do Património Cultural é um dos objetivos previstos nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento para 2021, pelo que o Município “tem um programa de preservação, conservação, requalificação e valorização do património do concelho que visa apoiar associações e instituições a conservar, proteger e valorizar o património de Viana do Castelo”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts