FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

29 Mai 2021

Câmara de Viana homenageou Jaime Fernandes e equipa feminina do Santa Luzia na Gala do Desporto

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, esta sexta-feira, a V Gala do Desporto, com o júri a distribuir prémios por oito vianenses e instituições desportivas, destacando, Iúri Leitão (Ciclismo) e Maria Rodrigues (Futsal) como atletas do ano. Os prémios especiais atribuídos pelo município vianense, este ano, foram entregues a Jaime Fernandes e à equipa de futsal feminino do Santa Luzia FC.

O Prémio Homenagem atribuído pela Câmara Municipal de Viana do Castelo foi entregue a Jaime Pereira Fernandes, na modalidade atletismo.

Jaime Fernandes nasceu em Arcozelo, Ponte de Lima, a 6 de dezembro de 1943. Já a residir em Afife, iniciou a prática do Atletismo, aos 13 anos, no desporto escolar e federado, tendo representado a A.D. Darquense e o S.C. Vianense. Aos 17 anos, mudou-se para Lisboa e passou a representar o S.L. Benfica, como atleta de Pista e Meio Fundo.

Iniciou o percurso como dirigente em 1978/79, na U.D. Sintrense, a que se seguiu a U.R. das Mercês, em 1980/81.

Regressou a Viana do Castelo em 1982, onde se iniciou como treinador na Casa do Povo de Afife. Com a passagem das atividades desportivas para a A.D. Afifense, assumiu o papel de técnico principal do Atletismo, função que exerce até hoje, a par de alguns mandatos como vice-presidente do clube.

Um percurso longo (42 anos como dirigente e 38 anos como técnico), de trabalho e dedicação, marcado por resultados relevantes: Campeão nacional de juvenis pista coberta, salto em altura, vice-campeão nacional de juniores de lançamento do dardo, recorde nacional 60m, pista coberta, segunda melhor marca nacional de marcha atlética, em iniciados e juvenis, vários pódios nacionais em salto e provas combinadas; além de títulos regionais e zonais.

Em 2004/2005, recebeu o diploma “Reconhecer o Mérito” do IPD e foi considerado “Técnico do Ano” pela Associação de Atletismo de Viana do Castelo, da qual é membro de Mérito.

O Município vianense atribui também este ano um Prémio Especial à equipa Sénior Feminina do Santa Luzia Futebol Clube.

Na época 2019-2020 o Santa Luzia F.C. participou, pelo oitavo ano consecutivo, no Campeonato Nacional de Futsal Feminino. É um dos poucos clubes totalistas com presenças em todas as edições desta competição.

Terminou a fase regular em 2.º lugar da zona Norte, qualificando-se para a fase de apuramento de campeão, com um total de 28 pontos conquistados. Na fase de apuramento de campeão, no momento em que a competição foi interrompida, devido à pandemia da COVID-19, o Santa Luzia F.C. ocupava o 2.º lugar da tabela classificativa, com 12 pontos, a apenas 3 pontos do líder, o Sport Lisboa e Benfica.

Na Taça de Portugal, a equipa vianense foi ultrapassando todas as eliminatórias, culminando com o apuramento para a Final-Four da competição, após eliminar o Sporting Clube de Portugal no Pavilhão José Natário, nos quartas-de-final da prova. Devido a todas as condicionantes relacionadas com a pandemia, essa competição só viria a ser concluída no decorrer da presente temporada, tendo o Santa Luzia F.C. sido eliminado na meia-final, após ter perdido (1-3) frente ao atual campeão nacional e também detentor deste troféu, o Sport Lisboa e Benfica.

Fotos: Radio Geice/DR

Últimas Noticias

Últimos Podcasts