FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Fernando Costa 30 Abr 2021

Livro “Teatro Municipal Sá de Miranda (1885-2020)” assinala os 136 anos da “casa cultural vianense”

O livro “Teatro Municipal Sá de Miranda (1885-2020)  foi publicado esta quinta-feira e surge de um processo de investigação  de cinco anos por parte da autora Paula Anjos e vai servir de base para o processo de classificação do Teatro Municipal.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Na apresentação da obra, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa afirmou que “uma cidade sem teatro não é bem uma cidade”, o que leva a que o edifício tenha “um significado muito especial para nós”.  O autarca aproveitou ainda para agradecer à companhia residente Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, por ter sido “de certa forma, a alma do Teatro” e para recordar que a companhia foi a primeira a nível nacional a transmitir peças em formato on-line.

O filho de Amadeu Costa, João Lomba da Costa apresentou a obra e reconheceu ser uma “honra enorme” apresentar um livro sobre a casa onde aprendeu a gostar de música, ballet e teatro.

A autora do livro, Paula Anjos,  contou que visitou o Teatro pela primeira vez em 2010 e que decidiu agora olhar para o Teatro como uma “peça de património”.

A cerimónia de lançamento da publicação contou ainda com um momento teatral inspirado numa monografia de Amadeu Costa sobre o Teatro e uma atuação de Augusto Canário.

O Teatro foi mandado construir pela Companhia Fomentadora Vianense e a sua construção ficou concluída em 1885. No seu centenário, o espaço cultural foi adquirido pelo Município, tornando-se o Teatro Municipal Sá de Miranda.

 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts