FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Fernando Costa 28 Abr 2021

Covid-19: Não houve aumento de infeções depois do concerto-teste em Barcelona

O concerto-teste foi feito há um mês em Barcelona com 5000 pessoas que fizeram testes rápidos à covid-19 e estiveram no mesmo espaço sem distanciamento social.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Segundo os médicos presentes, entre as 4592 pessoas que assistiram ao concerto do grupo “Love of Lesbian” e consentiram para a análise dos resultados dos testes à covid-19, apenas seis pessoas foram diagnosticadas positivas.

Josep Maria Llibre, médico do Hospital Germans Trias i Pujol de Badalona, nos arredores de Barcelona, afirmou em conferência de imprensa que “não há sinais que indiquem que a transmissão tenha ocorrido durante o evento”.

O médico acrescentou ainda que “com uma ventilação otimizada, testes antigénicos e uso de máscara, um espaço seguro pode ser garantido”.

Para os investigadores do estudo publicado esta terça-feira, a incidência acumulada entre os participantes no espetáculo nos 14 dias depois do concerto, “não sugere qualquer impacto na transmissão de covid-19 durante o concerto”.

No concerto do grupo “Love of Lesbian”, além dos testes e das máscaras FFP2, também houve monitorização da ventilação, da capacidade de acolhimento em áreas críticas e das casas de banho.

Os organizadores dos “Festivais para uma Cultura Segura” descreveram a iniciativa como um “sucesso” e disseram que “começa a haver luz ao fundo do túnel”.

A experiência foi preparada por um grupo de organizadores de festivais, promotores musicais e pelo Hospital Gerans Trias i Pujol para mostrar que os concertos são possíveis, mesmo em tempo de pandemia.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts