FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

28 Abr 2021

Covid-19: Não houve aumento de infeções depois do concerto-teste em Barcelona

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O concerto-teste foi feito há um mês em Barcelona com 5000 pessoas que fizeram testes rápidos à covid-19 e estiveram no mesmo espaço sem distanciamento social.

Segundo os médicos presentes, entre as 4592 pessoas que assistiram ao concerto do grupo “Love of Lesbian” e consentiram para a análise dos resultados dos testes à covid-19, apenas seis pessoas foram diagnosticadas positivas.

Josep Maria Llibre, médico do Hospital Germans Trias i Pujol de Badalona, nos arredores de Barcelona, afirmou em conferência de imprensa que “não há sinais que indiquem que a transmissão tenha ocorrido durante o evento”.

O médico acrescentou ainda que “com uma ventilação otimizada, testes antigénicos e uso de máscara, um espaço seguro pode ser garantido”.

Para os investigadores do estudo publicado esta terça-feira, a incidência acumulada entre os participantes no espetáculo nos 14 dias depois do concerto, “não sugere qualquer impacto na transmissão de covid-19 durante o concerto”.

No concerto do grupo “Love of Lesbian”, além dos testes e das máscaras FFP2, também houve monitorização da ventilação, da capacidade de acolhimento em áreas críticas e das casas de banho.

Os organizadores dos “Festivais para uma Cultura Segura” descreveram a iniciativa como um “sucesso” e disseram que “começa a haver luz ao fundo do túnel”.

A experiência foi preparada por um grupo de organizadores de festivais, promotores musicais e pelo Hospital Gerans Trias i Pujol para mostrar que os concertos são possíveis, mesmo em tempo de pandemia.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts