FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

15 Abr 2021

Caminha começa hoje a celebrar 47ª aniversario do 25 de abril

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
As comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril, em Caminha, arrancam hoje com uma tertúlia através da plataforma Zoom, coincidindo com o Dia Mundial da Arte. O concerto “Um Dia de Abril”, transmitido online e com a participação de cantores e músicos do concelho de Caminha marcará o dia 25, mas até lá serão promovidas várias iniciativas, algumas ligadas ao livro e às nossas memórias, assim como exposições, entre outras.

São dez dias marcados pela Revolução dos Cravos e a primeira iniciativa decorre hoje, entre as 18h30 e as 20h30. A plataforma de vídeo e audio é o espaço para esta tertúlia/conferência, em que os participantes vão falar sobre a necessidade da Arte e do seu ensino. Este Webinar parte da mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO. A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal de Caminha e conta com a coordenação do artista e professor Alexandre A. R. Costa.

Participam Alexandre A. R. Costa / Artista e Professor da E.A.A.D. da Universidade do Minho, I.P.V.C., I.S.M.A.I. (Apresentação, Moderação), Miguel Alves / Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Juan Fernando de Laiglesia / Artista e Professor da Facultad de Bellas Artes de Pontevedra, Universidad de Vigo. Professor Catedrático Emérito, 1º Decano da Faculdade, Ana Carvalho / Artista e Professora do Instituto Universitário da Maia. Diretora da Licenciatura em Arte Multimédia, Fernando Rosa Dias / Crítico de arte e Professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Diretor da Convocarte – Revista de Ciências da Arte, Javier Tudela / Artista e Professor da Facultad de Bellas Artes de Pontevedra, Universidad de Vigo. Vice-Decano da Faculdade, Mário Caeiro / Curador e Professor da ESAD.Cr, Instituto Politécnico de Leiria. Diretor de Mestrado em Gestão Cultural, Natacha Antão / Artista e Professora da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho. Diretora da Licenciatura em Artes Visuais e Rute Rosas / Artista e Professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Diretora do Departamento de Artes Plásticas.

O acesso ao Webinar pode ser feito através do endereço: 

https://zoom.us/j/98572202469?pwd=VzRCV1BEVmxJQ1ZiMVM1bHJuREVIZz09

 Senha de acesso – 323100

ID do webinar: 985 7220 2469

Amanhã, 16 de abril, pelas 10h00, vamos falar da “Voz” em sentido alargado, até porque se assinala também o Dia Mundial da Voz. É mais um encontro com testemunhos sobre a importância da voz na sociedade, no âmbito social, cultural, ensino, saúde, religioso, etc. A organização é da Academia Sénior de Caminha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

No dia 22, pelas 17h00 será dada “voz” à Imprensa, com a abertura da exposição “A Imprensa Clandestina e do Exílio no período 1926-1974”. A apresentação e visita à exposição serão da responsabilidade do professor José Manuel Lopes Cordeiro e o local é a Biblioteca Municipal de Caminha.

Esta exposição é composta por painéis que reproduzem textos de análise crítica e documentos relativos a este assunto. 

No dia seguinte, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, pelas 15h00, haverá uma sessão do Clube de Leitura Online da RIBAM, com a participação das 10 bibliotecas municipais do Alto Minho e a presença de Isabel Pires de Lima, como convidada. A organização é das bibliotecas de Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, com o apoio da DGLAB.

E porque as bibliotecas são locais livres, abertos a todos e de acesso e utilização gratuita no próximo dia 23 de abril vamos convidar as nossas comunidades a visitar (presencialmente ou online) as nossas bibliotecas e a ficar a conhecer os espaços, os serviços e as colecções. Faremos, tal como é habitual, a oferta de uma rosa aos leitores que visitarem a Biblioteca Municipal.

Ainda no dia 23 de abril, pelas 18h00, teremos mais uma exposição: “Tempo depois do Tempo”, de Alfredo Cunha, no Museu Municipal de Caminha.

O livro volta a ser protagonista no dia 24 de abril, sábado. Pelas 17h00 decorrerá o lançamento do livro de José António Barreto Nunes: “José António Guerreiro – O Liberal de Lanhelas (1789-1834)”. Serão palestrantes, José António Barreto Nunes, José Viriato Capela e o Presidente da Câmara, Miguel Alves, numa iniciativa com a moderação da Presidente da Junta, Josefina Covinha. 

O local será a Casa do Povo de Lanhelas. A organização é da Junta de Freguesia de Lanhelas, com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e Casa Museu de Monção/Universidade do Minho. Esta apresentação será, também, transmitida online. 

Finalmente no dia 25 de abril, domingo, as comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril são retomadas pelas 11h00, com a cerimónia protocolar da Assembleia Municipal de Caminha. Será no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Esta cerimónia será transmitida online.

Às 18h00, o concerto “Um Dia de Abril”, online, com cantores e músicos do concelho de Caminha, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, encerra as comemorações. 

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts