FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 28 Abr 2021

Associação de apoio a pessoas com deficiência quer investir 6 milhões de euros até 2023 no Alto Minho

O presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) disse hoje aguardar "luz verde" do programa Pares para avançar com investimentos de seis milhões de euros em cinco concelhos do Alto Minho.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Luiz Costa explicou que aquele investimento resulta de várias candidaturas submetidas em dezembro ao Programa Pares 3.0, referindo que “até final deste ou início do próximo semestre poderá haverá decisões”.

“A acontecer assim, serão obras para ficarem concluídas no final de 2023”, adiantou Luiz Costa.

Em causa está a construção de um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, com capacidade para acolher 30 utentes, de um lar residencial com 20 vagas, em Valença, e do alargamento do lar de Melgaço, que passará das atuais 17 para 30 vagas, explicou Luiz Costa.

Em Ponte da Barca, a APPACDM quer construir um CAO e um lar, com 30 vagas em cada uma das estruturas, e em Viana do Castelo apresentou candidaturas para um novo lar com capacidade para 30 pessoas e dois CAO na freguesia de Areosa, para o alargamento da capacidade do lar do Cabedelo, de 17 para 30 vagas, bem como o alargamento do CAO daquele lugar da freguesia de Darque, na margem esquerda do rio Lima Cabedelo, em Viana do Castelo.

O presidente da APPACDM adiantou que o programa governamental “só financia até 80%, sendo que a instituição terá de suportar, no mínimo, 20%”.

No total, o valor das candidaturas é de 5.954.578 euros, sendo que à instituição caberá um montante de 4.763.662 euros.

“As autarquias contribuirão com a verba que, entretanto, tiverem a amabilidade de disponibilizar”, observou.

Após a aprovação das candidaturas, a instituição terá um prazo de execução de 24 meses depois de lançado o concurso público.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts