FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

16 Abr 2021

Alvarinho da Quintas de Melgaço conquista Medalha Duplo Ouro no Japão

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O vinho Alvarinho QM 2020 tornou-se o único alvarinho a conquistar a Medalha de Duplo Ouro no SAKURA Japan Women’s Wine Awards. Este é o segundo ano consecutivo em que a marca alcança uma distinção na maior e mais importante competição de vinhos da Ásia, organizada exclusivamente por mulheres.

O vinho verde Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço conquistou o palato das 186 juradas especialistas em vinho, que compuseram o painel de 2021. Desde professoras, a jornalistas, produtoras, importadoras e distribuidoras, estas mulheres são especialistas que desempenham papéis ativos e de liderança na indústria do vinho, no Japão.

A distinção da Quintas de Melgaço no mercado dos vinhos nipónico surge num ano em que a competição recebeu a amostra mais significativa de sempre para avaliação, com 4.562 vinhos, oriundos de 32 países. Estes números refletem não só o crescimento dos Prémios “SAKURA”, cujo início remonta a 2014, como são reflexo da crescente valorização internacional da qualidade dos vinhos da sub-região de Monção e Melgaço.

“Sermos premiados pelo segundo ano consecutivo é uma honra para a Quintas de Melgaço. Nós acreditamos na qualidade do cuidado diário com que os nossos viticultores tratam as nossas uvas. Ver o fruto de tanto trabalho e amor pelo que fazemos serem reconhecidos num mercado tão exigente como o Oriental para nós não é só motivo de orgulho, é também o abrir de uma janela de oportunidades no mercado asiático”, afirma Pedro Soares, administrador das Quintas de Melgaço.

A Quintas de Melgaço é constituída por 530 acionistas, todos viticultores da região de Monção e Melgaço, que garantem os saberes e métodos ancestrais indispensáveis à produção de vinhos únicos. Esta é a terceira vez que a Quintas de Melgaço é galardoada nos “Prémios SAKURA”, com a conquista das Medalhas de Ouro em 2017 e em 2020, seguindo-se este ano a atribuição do Grande Ouro.

Sobre a Adega Quintas de Melgaço:

A Quintas de Melgaço é um projeto único em Portugal. Os primeiros capítulos foram escritos por Amadeu Abílio Lopes, um filho da terra de espírito empreendedor que rumou ao Brasil, em meados do séc. XX, para crescer e se afirmar como empresário industrial de referência. O sucesso que viria a conhecer nunca o impediu de recordar a terra que o viu nascer, tendo voltado, anos mais tarde, para instalar os seus negócios no concelho de Melgaço e potenciar o crescimento da própria região. Com uma visão arrojada e inovadora, desafiou centenas de pequenos e médios produtores vitivinícolas a juntarem forças e a trabalharem em conjunto para promover, em uníssono, o potencial dos vinhos da região e da casta Alvarinho, a base de todas as receitas. Nascia assim a sociedade da Quintas de Melgaço, constituída por mais de 500 membros acionistas. O projeto rapidamente ganhou escala e se tornou num importante motor de desenvolvimento para a comunidade e para a região de Melgaço, colocando-a no atlas mundial.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts