FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

04 Mar 2021

Viana do Castelo abre Parque Ecológico Urbano a 5 de junho após 13 anos de sucessivos adiamentos

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo abre no Dia Mundial do Ambiente, a 05 de junho, após 13 anos de sucessivos adiamentos, disse hoje o vereador do ambiente da autarquia.

Ricardo Carvalhido, que respondia à interpelação da vereadora da CDU, Cláudia Marinho, no período antes da ordem do dia da reunião camarária, explicou que o parque esteve para abrir na mesma data de 2020, mas a “imprevisibilidade” da pandemia de covid-19 impediu esse objetivo.

“Este ano, estamos a prever para essa altura a retomada de alguma normalidade após esta crise sanitária que se abateu sobre todos”, referiu.

O vereador do Ambiente adiantou que “estão a ser ultimadas as questões relacionadas com a segurança, da sinalética e do plano de atividades que vai ser disponibilizado ao público, nomeadamente, aos fins de semana”, sendo que “durante a semana a oferta será proporcionada, essencialmente, por meios próprios da Câmara”.

Ricardo Carvalhido adiantou que o último ano foi “aproveitado para melhorar ainda mais as infraestruturas” do parque, apontando como exemplos “a reposição de quatro quilómetros de caminhos existentes no interior do parque e o sistema de escoamento de águas pluviais”.

“Já podíamos ter aberto o parque há muito, mas queremos que essa abertura seja pautada pela excelência. E é isso que irá acontecer. Vamos ficar todos muito orgulhosos com aquela infraestrutura”, referiu.

Com cerca de 20 hectares, o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo (PEUVC) foi inaugurado em março de 2008 e, desde então, recebe apenas visitas guiadas para grupos, restrição contestada há anos, quer pelos partidos da oposição quer pela população local.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts