FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 25 Mar 2021

Mais de 20 portugueses na nova temporada da Orquestra de Jovens da União Europeia

Mais de 20 músicos portugueses foram selecionados para a temporada deste ano da Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO, sigla em inglês), anunciou a Direção-Geral das Artes.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

“A participação portuguesa na Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO – European Union Youth Orchestra) revelou-se, uma vez mais, um sucesso incontestável, com um excelente resultado nas últimas audições. Foram apurados 23 músicos portugueses para a temporada 2021 (8 como membros efetivos e 15 como reservas)”, refere a DGArtes, num comunicado divulgado no seu ‘site’ oficial.

Segundo aquele organismo, os membros efetivos são: Alexandre Cruz dos Santos (contrabaixo), Beatriz Baião (flauta), Beatriz Cortesão (harpa), Catarina Koppitz (violoncelo), David Seixas (violino), João Vargas (contrabaixo), Pedro Marques (viola) e Rodrigo Almeida Costa (trompa).

Devido à pandemia da covid-19, as audições para a temporada 2021 da Orquestra de Jovens da União Europeia “decorreram num formato diferente, tendo, pela primeira vez, sido realizadas exclusivamente ‘online’”.

“Quanto ao calendário, está prevista uma digressão de verão e uma residência de outono (em Ferrara, em Grafenegg e no Bolzano Festival Bozen)”, refere a DGArtes.

No ano passado, a pandemia “alterou significativamente o plano de atividades da EUYO, no que diz respeito às digressões de páscoa”, mas “manteve, ainda que noutro formato, a emblemática digressão de verão”.

Neste âmbito, a DGArtes “coorganizou, o The Lisbon Concert, no dia 12 de agosto, no Palácio Nacional da Ajuda, integrado na temporada de concertos European Music Gallery Festival 2020”.

A Orquestra de Jovens da União Europeia foi fundada em 1976 e Portugal está representado desde 1986.

A formação integra atualmente 162 músicos, provenientes de todos os países da União Europeia, e é dirigida pelos maestros Vasily Petrenko e Bernard Haitink.

Fazendo parte da orquestra, os jovens músicos podem realizar cursos com professores de orquestras e conservatórios da Europa e andar em digressão.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts