FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

04 Mar 2021

Conhecidos vencedores da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Decorreu hoje a sessão de divulgação dos alunos vencedores da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura 2021, através de videoconferência, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, dos membros do Júri, dos membros da Biblioteca Municipal (organização), de professores bibliotecários e dos alunos concorrentes. À fase municipal do concurso chegaram 43 concorrentes, dois alunos por nível de escolaridade dos 7 agrupamentos de escolas públicas da comunidade. 

Este ano, as medidas de contenção da pandemia têm tido consequências na vida das escolas, das bibliotecas escolares e municipais, dos professores, dos bibliotecários, dos alunos e das famílias, com efeitos na organização de diferentes iniciativas, designadamente do Concurso Nacional de Leitura. De acordo como as Normas de Participação adaptadas, houve uma Prova Escrita, a 19 de fevereiro, realizada de forma síncrona, a partir da hiperligação enviada pela Biblioteca Municipal aos Professores Bibliotecários e aos alunos. Realizou-se também a prova oral de forma assíncrona, a 23 de fevereiro, com cada aluno a gravar um vídeo com a sua prestação.

 Na Fase Municipal foram apurados, conforme o regulamento, 4 alunos, por nível de escolaridade, num total de 16, que irão representar o concelho de Viana do Castelo na Fase Intermunicipal que terá lugar, este ano, em Ponte de Lima, no dia 9 de abril.

No 1º ciclo, foram vencedores, nesta fase municipal, Laura Meira Duarte (Agrupamento de Escolas Monte da Ola), Matilde Fernandes Arezes (Agrupamento de Escolas Monserrate), Matilde Fernandes da Silva (Agrupamento de Escolas Abelheira) e Olavo Gonçalves (Agrupamento de Escolas Abelheira).

No 2º ciclo foram vencedores Beatriz Margarida Fernandes (Agrupamento de Escolas Arga e Lima), Luana Coutinho Nina (Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior), Rita Barbosa Ferreira (Agrupamento de Escolas de Barroselas) e Tiago Gonçalves Franco da Silva (Agrupamento de Escolas Abelheira).

No 3º ciclo foram selecionados Ana Teresa Silva Machado Pinto (Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior), Lara Ferreira Trindade (Agrupamento de Escolas Monserrate), Luana Afonso Costa (Agrupamento de Escolas Abelheira) e Maria Rita Carvalho Pinto da Silva (Agrupamento de Escolas Arga e Lima).

No que toca ao ensino secundário, foram vencedores da fase municipal Ana Guedes (Agrupamento de Escolas Monserrate), Beatriz Caldas Meira (Agrupamento de Escolas Arga e Lima), Catarina Dias Gonçalves (Agrupamento de Escolas Arga e Lima) e Joana Armas (Agrupamento de Escolas Monserrate).

Além do certificado de participação nesta fase, cada vencedor vai receber um Vale Literário no valor de 100 euros, em numerário, numa oferta da Câmara Municipal.

A 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura decorre até 5 de junho, com o propósito de celebrar a leitura e a escrita. O objetivo do CNL é estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, envolvendo alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts