FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

18 Fev 2021

Vacinação contra a COVID-19 começou hoje em Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Viana do Castelo iniciou hoje a vacinação contra a COVID-19 com a convocatória de cerca de três centenas de munícipes com mais de 80 anos ou com mais de 50 anos e com doenças associadas. O centro de vacinação, instalado no Pavilhão Desportivo da Meadela, prevê, nesta fase, a vacinação de 10.180 pessoas do concelho vianense. 

Assim, esta manhã foram vacinadas 210 pessoas com mais de oitenta anos e, no período da tarde, serão ainda inoculadas mais cem pessoas com mais de 50 anos e doenças associadas. Durante o dia de hoje será também promovida a vacinação de cerca de uma centena de profissionais do dispositivo de Proteção Civil (bombeiros e entidades policiais).

A capacidade estimada do posto instalado no pavilhão municipal é de cerca de 800 pessoas vacinadas por dia, estando a população a ser convocada através dos Centros de Saúde. 

Este plano de vacinação contra a Covid-19 resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Viana do Castelo com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e prevê ainda o envolvimento das Juntas de Freguesia. 

A Câmara Municipal disponibiliza uma Linha de Apoio à Vacinação COVID-19 (telefone 258 819 310) para que os munícipes possam esclarecer dúvidas relacionadas com o processo e articular transporte da população se necessário.

Neste centro de vacinação estão envolvidos 20 profissionais de saúde da ULSAM, mais os funcionários municipais que possam ser necessários. No espaço foram instaladas 8 ‘boxes’, sendo quatro dedicadas ao centro de saúde de Viana do Castelo, duas ao de Barroselas e outras duas ao de Darque.

De acordo com o Vereador da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, o centro de vacinação conta com percurso de circulação com sentido único, salas de espera após a vacinação, que inicia com 5 minutos de vigilância permanente por parte de um profissional de saúde, mais 20 minutos de espera, antes do utente dar por concluída a vacinação. 

No pavilhão está ainda instalada uma zona de emergência, dotada “com profissionais de saúde especializados para acudir a algum utente que possa sentir-se mal”, estando ainda prevista uma resposta para “situações excecionais, de pessoas com mobilidade muito reduzida”, no exterior do pavilhão, indica o Vereador. 

A fase seguinte será a vacinação da população em geral, sendo que o Município de Viana do Castelo irá disponibilizar a ajuda necessária, envolvendo também as Juntas de Freguesia, tendo em conta a aprendizagem alcançada com a vacinação contra a gripe sazonal, promovida em finais de 2020.

No sábado passado, recorde-se, começaram a ser vacinados os Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários do concelho vianense.

 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts