FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

21 Fev 2021

Município de Viana do Castelo é membro fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Município de Viana do Castelo já integra a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude como membro fundador, assumindo assim compromisso de implementar e impulsionar políticas amigas da juventude, que respondam aos reais interesses e aspirações dos jovens do Município, tendo os mesmos como principais protagonistas.

A FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis vai organizar, no início do mês de março, o primeiro Encontro de Municípios Amigos da Juventude, um evento digital no qual serão apresentadas as linhas orientadoras desta plataforma e os projetos FNAJ de impulso e otimização da ação para a juventude dos Municípios e decorrerá um debate, entre as mais de 70 autarquias que já aderiram a esta plataforma nacional, sobre os desafios futuros das Políticas de Juventude de Base Local. 

As vantagens dos Municípios que integram esta Rede são o acesso a uma estrutura nacional com partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude; a constituição de uma rede de sinergias, contatos e partilha de informação privilegiada neste grupo restrito; a participação prioritária e acesso a Seminários e Cimeiras sobre “Associativismo e Juventude”, assentes em processos de educação não formal e diálogo jovem; bem como o acesso ao “Selo de Município Amigo da Juventude”, personalizado a cada Município, símbolo e garantia de uma autarquia que privilegia e se preocupa com os seus jovens.

O Município de Viana do Castelo foi convidado pela Federação Nacional das Associações Juvenis a aderir à rede que tem como objetivo consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias. O objetivo é a implementação de reais políticas de juventude, potenciadoras de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem.

O convite surge como reconhecimento pelas políticas de juventude que o Município tem desenvolvido, desde atividades desportivas, educativas, culturais e sociais.

Alguns exemplos são o projeto Náutica nas Escolas, promovido pela autarquia, a criação do Cartão Jovem Municipal e o Conselho Municipal da Juventude, que são já uma referência nacional de bom funcionamento. Foram também lançados concursos de apoio ao empreendedorismo e à cultura, no valor de 90 mil euros, e bolsas de estudo para o ensino superior, no valor de 20 mil euros.

A Câmara Municipal tem também apoiado associações juvenis através do financiamento para reabilitação e construção das suas sedes, em eventos e no apoio diário ao seu funcionamento. A autarquia promove também uma revista trimestral para divulgar as associações juvenis do concelho e dar voz a todos os jovens vianenses.

O próximo passo será a elaboração de um Plano Municipal de Juventude, a ser planeado para este ano, e que é um dos critérios obrigatórios para a permanência nesta Rede.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts