FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 02 Fev 2021

Consumo de eletricidade atinge recorde em janeiro devido às baixas temperaturas

O consumo de eletricidade atingiu em janeiro um valor recorde e um crescimento homólogo de 2,7%, impulsionado pelas baixas temperaturas, que foi atenuado pela quebra devido ao novo confinamento, segundo dados da REN.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

“O consumo de energia elétrica registou, em janeiro, o valor mensal mais elevado de sempre e apresentou um crescimento homólogo de 2,7%, com uma primeira quinzena muito forte devido às temperaturas baixas e uma segunda quinzena já em queda, com o novo confinamento”, indicou, em comunicado, a REN – Redes Energéticas Nacionais.

Sem o impacto das temperaturas baixas e da variação do número de dias úteis, o consumo teria recuado 1,8%.

Segundo a empresa liderada por Rodrigo Costa, as afluências aos aproveitamentos hidroelétricas aproximaram-se dos “valores normais deste mês”, com o índice de produtibilidade elétrica em 0,97 (média histórica igual a um), enquanto nas eólicas o índice fixou-se em 1,09 (média histórica igual a um).

Assim, 66,3% do consumo foi abastecido com produção renovável, sendo 30,6% hídrica, 28,7% eólica, 5,5% biomassa e 1,5% fotovoltaica.

Já a produção não renovável abasteceu 28,1%, repartida por gás natural (24,1%), carvão (3,6%) e outras não renováveis (0,4%).

O saldo de trocas com Espanha foi responsável pelos restantes 5,6% do consumo.

“No mercado de gás natural, o consumo foi mais intenso na primeira quinzena do mês, com o frio, tendo-se registados máximos históricos de consumo no sistema nacional, e menos na segunda quinzena do mês, altura em que se iniciou um novo confinamento”, apontou.

O consumo natural de gás natural, no final de janeiro, registou uma variação homóloga negativa de 11,6%, impactada pela redução de 34% verificada no mercado elétrico, enquanto no segmento convencional verificou-se um aumento de 1,9%.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts