FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

22 Jan 2021

Viana do Castelo investe cerca de 18 mil euros em bolsas de estudo para 25 alunos do Ensino Superior

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O executivo camarário aprovou a proposta de Atribuição das Bolsas de Estudo para o Ensino Superior 2020/2021, que prevê um investimento municipal de 17.425 euros para apoiar os estudos de 25 alunos. Para o presente ano letivo, foram atribuídas 5 bolsas de estudo a alunos que frequentam o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e 20 para alunos que frequentam outras instituições de ensino superior.

A atribuição de bolsas de estudo aos alunos matriculados ou inscritos no 1º ciclo do ensino superior, residentes no concelho de Viana do Castelo, é uma forma de estimular a continuação dos estudos pelos alunos com menores possibilidades económicas. Este apoio tem, por isso, o objetivo de contribuir ativamente para o desenvolvimento educacional do concelho.

A Bolsa de Estudo criada pela autarquia vianense é paga em prestações trimestrais, mediante apresentação de comprovativo de que o aluno frequenta o estabelecimento de ensino.

Puderam candidatar-se à atribuição de bolsas de estudo os estudantes que preencham, cumulativamente, as seguintes condições: serem residentes no concelho de Viana do Castelo há pelo menos 5 anos; não serem detentores de licenciatura ou bacharelato; terem obtido aproveitamento escolar no ano anterior, caso tenham estado matriculados no ensino superior no ano letivo anterior àquele para que requerem a bolsa; não possuírem, por si só, ou através do agregado familiar em que se integram, um rendimento mensal per capita superior ao Indexante dos Apoios Sociais (IAS); indicar a média de ingresso no ensino superior; não sejam beneficiários de outra bolsa de estudo ou subsídio para o mesmo fim.

De acordo com o Regulamento, “a Educação é, no contexto do mundo atual, uma tarefa que cabe a toda sociedade”, defendendo que compete às Autarquias Locais promover e desenvolver ações que possam fomentar a educação e o ensino, uma vez que o desenvolvimento de um Município está diretamente relacionado com a valorização dos recursos humanos”. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts