FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

29 Jan 2021

PSD questiona reforço de financiamento a Politécnico de Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os três deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo questionaram o Governo sobre a previsão de um reforço financeiro ao Instituto Politécnico, confrontado com "despesas acrescidas" resultantes da pandemia de covid-19.

Numa pergunta enviada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tutelado por Manuel Heitor, os deputados Jorge Mendes, Emília Cerqueira e Eduardo Teixeira referem que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) se depara “com gastos extraordinários na aquisição de equipamentos, recursos tecnológicos e equipamentos de proteção individual”.

“Os efeitos da pandemia estão a fazer sentir-se na forma de funcionamento dos estabelecimentos de ensino, com a necessária adaptação às novas regras de higiene e segurança sanitária. Devido aos efeitos da pandemia, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) investiu, e vai continuar a investir, muito mais do que estava previsto nos seus orçamentos para a aquisição de equipamentos e recursos tecnológicos adicionais para garantir o funcionamento das atividades letivas”, sustentam.

Os três deputados apontam “os equipamentos de proteção individual, para assegurar o cumprimento das normas de higiene e segurança determinadas pela Direção Geral da Saúde (DGS) e Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e para assegurar a atividade dos serviços de ação social”.

Os deputados querem saber “o montante que está previsto para ressarcir o Instituto Politécnico de Viana do Castelo das quantias avançadas”, considerando serem “verbas imprescindíveis para o normal e regular funcionamento da instituição”.

Questionam ainda “se o financiamento público, via Orçamento do Estado, vai aumentar na mesma proporção das necessidades das instituições de ensino superior face à pandemia de covid-19”.

Com cerca de cinco mil alunos, o IPVC tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 Cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) e outras formações de caráter profissionalizante.

Além das escolas superiores de saúde, educação e tecnologia e gestão, situadas em Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer).

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts