FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

23 Jan 2021

Presidenciais: Mais de 400 idosos em lares votaram antecipadamente a Norte

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Mais de 400 idosos residentes em lares votaram antecipadamente na região Norte para as eleições Presidenciais de domingo, com os distritos do Porto e Braga a apresentar o maior número de votantes nesta modalidade instituída devido à covid-19.

No concelho do Porto, a entrega e recolha dos boletins de voto antecipado decorreu em 18 lares residenciais, numa operação que mobilizou 15 equipas de voluntários e na qual participaram 175 eleitores, indicou à Lusa fonte da autarquia.

Em Bragança, a Câmara apenas forneceu dados sobre a recolha de votos antecipados, sem diferenciar os votantes nos lares dos eleitores em confinamento e, em Vila Real, apenas um idoso utente de uma estrutura residencial se inscreveu para a recolha antecipada.

Já em Viana do Castelo, votaram em lares 80 munícipes, esclareceu a autarquia, apontando para um total de 164 votos antecipados, quando incluídos nos números os votantes em confinamento obrigatório devido à covid-19.

No concelho de Braga, foram recolhidos cerca de 150 votos em 12 lares, sendo o universo total de estruturas residenciais para idosos composto por 37 lares e 1.650 utentes.

Foi ainda recolhida uma centena de votos ao domicílio de eleitores confinados.

No concelho de Bragança inscreveram-se e votaram na modalidade de voto antecipado em confinamento um total de 68 eleitores, indicou à Lusa a Câmara.

A autarquia esclareceu que este número engloba “eleitores residentes em estruturas residenciais para idosos e em outras respostas dedicadas a pessoas idosas”, assim como outras pessoas que se encontravam em confinamento obrigatório no domicílio.

No concelho de Vila Real, apenas um idoso residente em lar pediu para votar antecipadamente.

O voto foi recolhido por uma equipa do município onde 22 pessoas confinadas nas suas habitações também solicitaram o voto antecipado.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts