FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

02 Jan 2021

Núncio Apostólico em Portugal recebido na Câmara Municipal de Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Núncio Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, foi hoje recebido pelo executivo na Câmara Municipal de Viana do Castelo. O arcebispo italiano, embaixador da Santa Sé em Portugal desde agosto de 2019, veio fazer uma visita oficial à Diocese de Viana do Castelo e aproveitou para se inteirar sobre a realidade do concelho vianense.

Durante a receção, o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, ofereceu ao Núncio Apostólico o fac-símile da 1ª edição da obra “VIDA DE DOM FREI BERTOLAMEV DOS MARTYRES”, datada de 1619, que correspondeu ao primeiro livro editado em Viana do Castelo, produzido pela autarquia.

O edil vianense aproveitou a ocasião para, na presença do Núncio Apostólico, entregar ao Administrador Diocesano, Monsenhor Sebastião Pires Ferreira, as medalhas de honra atribuídas pelo Município aos bispos D. Anacleto Oliveira e D. José Pedreira, falecidos em 2020.

O autarca, na sua intervenção, agradeceu a visita do Embaixador da Santa Sé ao concelho, manifestando também a gratidão e o reconhecimento de Viana do Castelo ao trabalho pastoral desenvolvido pelos bispos vianenses que faleceram no ano passado. José Maria Costa destacou o trabalho desenvolvido por D. Anacleto Oliveira na causa da beatificação de São Bartolomeu dos Mártires, quer junto da Conferência Episcopal, quer junto da Santa Sé, na promoção da causa da beatificação.

Nesta receção marcaram presença a Presidente da Assembleia Municipal, o executivo municipal e o Administrador Diocesano.

Refira-se que o Arcebispo italiano D. Ivo Scapolo é núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) em Portugal desde agosto de 2019. O responsável, que desde 2011 era o representante diplomático do Papa no Chile, sucede no cargo a D. Rino Passigato, que apresentou a sua renúncia após ter superado o limite de idade estabelecido no Direito Canónico.

  1. Ivo Scapolo nasceu em Terrassa (Pádua, Itália) a 24 de julho de 1953, tendo sido ordenado sacerdote a 4 de junho de 1978. Doutorado em Direito Canónico, entrou no serviço diplomático da Santa Sé a 1 de maio de 1984 e exerceu missão nas Representações Pontifícias em Angola, Portugal, Estados Unidos da América e na Secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano. 

Foi nomeado Núncio Apostólico na Bolívia a 26 de março de 2002, no Ruanda a 17 de janeiro de 2008 e no Chile a 15 de julho de 2011. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts