FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 19 Jan 2021

Investimento de 1,4 ME vai ampliar lar de idosos em Vila Praia de Âncora

Um investimento de 1,4 milhões de euros, hoje lançado a concurso público, vai permitir requalificar e ampliar o lar do Bom Jesus dos Mareantes, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Contactada hoje pela agência Lusa, a propósito da publicação em Diário da República (DR) do concurso público da intervenção, a diretora técnica da instituição, Cristina Malhão, estimou que “as obras possam arrancar este ano, após o cumprimento de todos os procedimentos legais”.

“É um projeto que deu bastante trabalho, de conciliação entre as diferentes entidades que tinham de emitir parecer e, hoje, finalmente conseguimos abrir o concurso público”, referiu a diretora técnica do lar do Bom Jesus dos Mareantes.

A responsável adiantou ser uma obra “planeada há muitos anos e que vai ser concretizada”.

“É um edifício muito antigo, mas com boas condições de habitabilidade. Contudo, não dispõe das condições que gostaríamos que tivesse e esta obra vem nesse sentido”, disse.

De acordo com o anúncio do procedimento, a obra de ampliação do edifício de apoio social e alojamento de idosos, tem um prazo de execução de 450 dias.

“O edifício carece de melhoramentos ao nível das partes comuns e dos quartos. Pretende-se também uma ampliação para cumprimento das normas em vigor”, sustentou.

Em novembro, o lar do Bom Jesus dos Mareantes, em Vila Praia de Âncora, atualmente com 70 utentes e 40 funcionários, foi afetado por um surto de covid-19 que causou a morte a 12 idosos.

“Conseguimos ultrapassar esse período negro. Foi muito difícil, foi muito grave. É para esquecer. Agora é olhar em frente e seguir”, afirmou a responsável.

Reforçou que “os utentes recuperaram” e foi possível “novas admissões”.

“Agora respira-se um ambiente de tranquilidade e de calma”, reforçou.

Segundo Cristina Malhão, o processo de vacinação dos utentes deverá começar esta semana.

Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Caminha informou que “a vacinação nos lares de idosos do concelho começa hoje”, sendo que “o processo abrange a generalidade dos utentes e dos funcionários das instituições que mostraram vontade de serem vacinados e decorrerá até sexta-feira”.

“O calendário estabelecido pelos técnicos da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), a primeira instituição será o Lar de Santa Rita de Vila Praia de Âncora, da Santa Casa da Misericórdia de Caminha”, especifica a nota.

“Nos dias que se seguem a vacinação decorrerá nos restantes lares, cabendo ao Centro de Bem-Estar Social de Seixas encerrar este primeiro ciclo de inoculação”, acrescenta.

Anteriormente, a ULSAM adiantou à Lusa que “a planificação do processo de vacinação em lares, aponta para a necessidade de, aproximadamente, 4.800 administrações, entre utentes e profissionais.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro disse querer concluir a primeira toma da vacina contra a covid-19 nos lares de idosos até ao final da próxima semana.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts