FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

19 Jan 2021

Depressão Gaetan passa por Portugal

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Portugal continental vai ser afetado a partir da tarde de hoje e até quarta-feira por vento e precipitação fortes e agitação marítima associadas à passagem da depressão Gaetan, disse à Lusa a meteorologista Patrícia Gomes.

A especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que duas depressões (a Christoph e a Gaetan) no Atlântico Norte vão influenciar o estado do tempo nas ilhas britânicas e na Península Ibérica.

“A depressão Christoph foi nomeada pelo serviço meteorológico do Reino Unido na segunda-feira e irá afetar as ilhas Britânicas a partir de hoje, originando valores elevados de precipitação naquela zona”, disse.

No entanto, será a depressão Gaetan, que irá formar-se a sul da depressão Christoph e localizar-se a noroeste da Península Ibérica, que vai afetar o estado do tempo em Portugal continental.

“Esta depressão sim vai afetar o estado do tempo no continente com chuva ou aguaceiros por vezes fortes e que podem ser acompanhados por trovoada até ao meio da manhã de quarta-feira, vento forte nas regiões do litoral oeste onde se esperam rajadas que poderão atingir os 95 quilómetros por hora e nas terras altas da ordem dos 100 quilómetros por hora”, contou.

Consequentemente, referiu Patrícia Gomes, com a intensificação do vento está previsto um aumento da agitação marítima na costa ocidental, com ondas de 4 a 5 metros.

“Por causa desta situação, foram emitidos avisos amarelos de precipitação forte e trovoada, vento forte e agitação marítima. O mais gravoso será o de vento que tem um período de aviso laranja em alguns distritos do litoral oeste, nomeadamente Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria entre as 00:00 e as 06:00 de quarta-feira”, disse.

“A depressão Gaetan no final do dia de hoje irá situa-se a noroeste da Península Ibérica e terá deslocamento para nordeste e quando se localizar no Golfo de Biscaia irá juntar-se à depressão Christoph irão formar uma vasta região depressionária, que depois tem um deslocamento mais para nordeste e vai afastar-se da Península Ibérica, não devendo afetar o estado do tempo no continente”, precisou.

Posteriormente, segundo a meteorologista do IPMA, vão surgir algumas superfícies frontais que irão atravessar o território do continente ao longo da semana.

“Será uma semana pontuada pela chuva e vento forte em especial no litoral e nas terras altas. Não se espera que nos próximos dias, tirando quarta-feira, um agravamento. Os dias seguintes serão de vento e chuva forte, mas o vento não será tão intenso como na quarta-feira”, disse.

Patrícia Gomes adiantou ainda que associada à depressão Gaetan há um sistema frontal e, por isso, na noite de terça para quarta-feira espera-se uma subida das temperaturas mínimas entre 06 e 09 graus Celsius, dependendo das regiões.

“Por exemplo na região do Porto hoje espera-se uma mínima de 04 graus e amanhã 10, é uma subida bastante acentuada. Na região de Lisboa prevê-se hoje uma mínima de 04 e quarta-feira 12 graus. Serão mínimas que comparadas com as dos últimos dias, são valores quase equivalentes às máximas registadas no fim de semana”, indicou.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts