FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 22 Jan 2021

Covid-19: Sobe para seis o número de mortes em lar de Vila Nova de Cerveira

O surto de covid-19 no Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, já provocou a morte de seis utentes, sendo que outros seis idosos se encontram hospitalizados “em estado grave”, disse o presidente da Câmara.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Fernando Nogueira adiantou que “o utente que morreu hoje no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, tinha entre os 80 e 85 anos”.

“Os seis idosos hospitalizados estão em estado grave, mas estabilizados”, especificou.

O autarca de Cerveira, acrescentou que 58 utentes permanecem na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), “em estado aparentemente estável”.

O surto que atingiu a instituição teve início no dia 12.

Além dos utentes, 32 de um total de 52 funcionários da instituição – entre administrativos, profissionais de saúde e auxiliares – também se encontram infetados.

A instituição tem atualmente 10 funcionários com baixa médica e apenas 10 no ativo para garantir o funcionamento da instituição.

Foi dotada de uma Brigada de Intervenção Rápida (BIR) composta por dois enfermeiros e três auxiliares e disponibilizado um médico para fazer a avaliação dos utentes.

Segundo Fernando Nogueira, o apelo ao voluntariado lançado na terça-feira teve “resposta pronta”, estando a ser gerido diariamente pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, mediante as necessidade e distribuição de horários”

Entre domingo e terça-feira chegarão sete estudantes de enfermagem do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia que se voluntariaram para apoiar a combater surto no Lar Maria Luísa.

Da Galiza, o município do Alto Minho recebeu “pelo menos três contactos, sendo um com disponibilidade imediata”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts