FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 04 Jan 2021

Caminho Minhoto Ribeiro recebe “A Compostela”

A Associação do Caminho Minhoto Ribeiro recebeu "A Compostela”, documento que certifica o fim da peregrinação a Santiago de Compostela, confirmando a passagem do peregrino pelo referido caminho, cujas etapas constam, através de carimbo, na credencial do peregrino.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este reconhecimento oficial da Igreja católica aconteceu (na passada terça-feira, 29 de dezembro), a três dias do Ano Santo Compostelano (Xacobeo 2021), iniciado no dia 1 de janeiro, numa reunião realizada com o Deán da Catedral de Santiago de Compostela, Segundo Pérez López, onde foi apresentada toda a documentação científica e histórica sobre o percurso.

Neste encontro, participaram o Vice-Presidente da Associação do Caminho Minhoto Ribeiro e Presidente do Concello de Vedra, Carlos Martínez, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, João Oliveira, em representação dos municípios portugueses, o historiador Castor Perez Casal, e os investigadores José Ramón Estevez e Candido Pazos.

A Associação do Caminho Minhoto Ribeiro, fundada em 2014 por 16 concelhos galegos, tem como objetivo recuperar, divulgar e valorizar este trajeto até Santiago de Compostela. Percurso em território galego, devidamente sinalizado, numa extensão de 173,70 quilómetros.

Mais recentemente, no dia 14 de dezembro, numa cerimónia realizada em Melgaço, com a presença Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, juntaram-se mais 6 municípios portugueses. Assinado o protocolo de colaboração e concluído o levantamento, segue-se agora a marcação do caminho no terreno, cujo itinerário principal tem uma extensão de 75,3 quilómetros entre os concelhos de Braga e Melgaço.

O Caminho Minhoto Ribeiro está repleto de histórias e de um património riquíssimo, entre, hospitais, mosteiros, igrejas, capelas, cruzeiros, pontes medievais e romanas, adegas históricas, achados arqueológicos, nascentes termais e muito mais. Desde o dia 29 de dezembro, o peregrino que realizar este percurso ancestral já pode solicitar “A Compostela”, atestando a sua passagem.

𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶́𝗽𝗶𝗼𝘀 𝗴𝗮𝗹𝗲𝗴𝗼𝘀

Lobios, Entrimo, Padrenda, Pontedeva, Cortegada, Arnoia, Castrelo de Miño, Ribadavia, Leiro, Carballiño, Boborás, Beariz, Forcarei, A Estrada, Boqueixón e Vedra.

𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶́𝗽𝗶𝗼𝘀 𝗽𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲𝘀𝗲𝘀

Braga, Vila Verde, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Monção e Melgaço.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts