FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

22 Jan 2021

Câmara de Viana do Castelo compra polidesportivo da Meadela

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara de Viana do Castelo aprovou ontem, por unanimidade, a transferência de 362 mil euros, em seis prestações, para o Centro social e Cultural da Meadela, para integrar no património municipal o seu nono pavilhão desportivo.

Na proposta de acordo, entre autarquia e aquela associação, hoje apresentada pelo vereador do Desporto, Vítor Lemos, refere que o pavilhão polidesportivo da Meadela, integrada na União de Freguesia de Viana do Castelo, foi construído em 2010, num investimento superior a 1,6 milhões de euros.

O projeto recebeu uma comparticipação de fundos comunitários destinados a associações da ordem dos 500 mil euros, sendo que o município ajudou na construção do equipamento com cerca de 770 mil euros.

“O Centro Social e Cultural da Meadela, em dezembro de 2020, informou o município que não tem vocação, nem condições para gerir o pavilhão, pelo que pretendem efetuar um acordo com a autarquia, por forma a poder transmiti-lo para o património e gestão total do município”, refere a proposta aprovada em reunião camarária.

Vítor Lemos destacou a “importância da transmissão da propriedade daquele pavilhão para a esfera municipal por estar situado numa freguesia com cerca de 13 mil habitantes e uma comunidade escolar composta por cerca de 500 anos do jardim de infância e escola básica da freguesia”.

O vereador do Desporto referiu que procedimento hoje aprovado para o pavilhão da Meadela foi aplicado, anteriormente, na transferência, para o município, de outros dois pavilhões, um na freguesia de Afife e, outro, em Barroselas.

Vítor Lemos adiantou que quando o equipamento estiver formalmente na posse da autarquia, formalizará uma proposta para que o pavilhão receba o nome de Nicolau Veríssimo, recentemente falecido, presidente daquela associação durante vários anos e “grande impulsionador” da construção do equipamento.

Após o 25 de abril de 1974, Nicolau Veríssimo foi eleito o primeiro presidente de Junta de Freguesia da Meadela, tendo ainda desempenhado, entre outras funções o cargo de vereador da Câmara e presidente do conselho de administração dos serviços municipalizados de Viana do Castelo.

Além dos nove pavilhões desportivos, segundo Vítor Lemos, o município dispõe de três piscinas, um estádio municipal, duas pistas de atletismo de ‘tartan’, e quatro equipamentos de desportos náuticos.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts