FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

18 Jan 2021

Câmara de Ponte de Lima requalifica Largo da Feira de Freixo com mais de 330 mil euros

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Ponte de Lima assinou o auto de consignação da empreitada de "Requalificação do Largo da Feira de Freixo". Trata-se de uma intervenção significativa num espaço emblemático e central da freguesia, palco de inúmeras festividades, e local de realização da Feira quinzenal.

A empreitada, cujo valor ascende aos 330.793,14€, representa “um investimento significativo do Orçamento Municipal”, disse o Presidente da Câmara Municipal, Victor Mendes, considerando que “terá retorno na valorização do nosso património e na qualidade de vida de toda a população”.

O Presidente da junta de freguesia de Ardegão, Freixo e Mato, Sotero Dantas, visivelmente satisfeito com a aprovação desta intervenção, agradeceu o apoio da Câmara Municipal e referiu que é “mais uma obra, necessária e reivindicada pela população”.

De acordo com o projeto do Municipio de Ponte de Lima, a empreitada visa requalificar o espaço central do largo da feira, dando continuidade à intervenção anterior a qual privilegiou a envolvente ao largo. Prevê-se a valorização da fonte emblemática e dos freixos que dão nome à freguesia através da criação de um corredor central mais nobre que faz a ligação entre estes dois elementos e os torna o foco de toda a intervenção. Neste contexto, prevê-se a criação de um percurso automóvel que circunda esse corredor e oferece um parque de estacionamento através da diferenciação dos materiais do pavimento. No sentido de manter a ligação histórica com a população, é concebido ainda um ringue para o tradicional jogo da malha. Toda a área central é envolvida por uma cortina verde que apenas permite o atravessamento em pontos estratégicos e que possibilita criar um filtro visual e acústico para as estradas nacionais que lhe são confinantes.

Assim, os pavimentos existentes em terra batidos serão substituídos para lajedo de granito amarelo de Ponte de Lima no corredor central, cubo de granito azul no estacionamento e betão colorido com um padrão definido por dupla fiada de cubo de granito. O padrão definido no pavimento estabelece ainda a nova ordem da feira quinzenal com a colocação de fixações nos cruzamentos das fiadas de cubo.

A obra prevê ainda a substituição das infraestruturas existentes, como a drenagem de águas pluviais e infraestruturas elétricas, bem como a colocação de nova iluminação pública.

A intervenção do Largo da Feira de é uma “requalificação urbanística de qualidade, num espaço que simboliza a identidade da população”, adiantou o Presidente da Câmara Municipal, enquadrando-se na estratégia do Município de Ponte de Lima de beneficiação dos espaços públicos, conferindo-lhes as condições de usufruto condicentes com a exigência dos padrões contemporâneos de urbanidade.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts