FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

19 Jan 2021

Câmara de Ponte da Barca testa cerca de 1.400 alunos e professores

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara de Ponte da Barca, iniciou a realização de testes de deteção do vírus SARS-CoV-2 a cerca de "1.300 a 1.400" professores e alunos, rastreio que estará concluído na quinta-feira.

Fonte autárquica referiu que, “na semana passada, foram testados os cerca de 70 funcionários municipais onde se incluem os auxiliares de ação educativa, sendo que em dois o resultado deu positivo para a covid-19”.

O início do rastreio por testes rápidos de deteção de antigénio para o novo coronavírus “aos alunos e professores de todos os polos do agrupamento de escolas de Ponte da Barca e da Escola Profissional do Alto Lima (EPRALIMA) foi acompanhado pelo presidente da Câmara.

“Esta é uma medida muito importante, pois perante a situação do concelho é necessário testar o maior número de pessoas, garantindo assim que os contágios estagnem. Estou muito preocupado com o crescimento exponencial de doentes covid-19 no concelho e, por isso, está agendada uma reunião com a proteção civil para ponderar o encerramento das escolas em Ponte da Barca”, afirma o autarca social-democrata, Augusto Marinho.

Augusto Marinho retomou a atividade na segunda-feira, depois de ter recuperado da infeção pelo vírus SARS-CoV-2.

“Após decisão do Governo de manutenção de funcionamento das escolas e, em articulação com o agrupamento de Ponte da Barca, a Câmara pretende, garantir à comunidade educativa e à população em geral que a escola é um local seguro, dando desta forma um contributo para a mitigação desta doença no concelho”, explica a nota.

No documento, o município refere que “os testes rápidos de deteção de antigénio para o Sars-Cov-2 são realizados por profissionais indicados pelas Autoridades de Saúde Pública e os seus resultados ficam disponíveis em poucos minutos, sendo que apenas serão realizados com prévio consentimento por parte dos encarregados de educação”.

Este rastreio “será integralmente suportado pela autarquia à semelhança dos testes realizados a todos os funcionários da Câmara Municipal, onde se incluem as auxiliares de ação educativa”.

No comunicado, a Câmara “apela a toda a população para a adoção de comportamentos individuais responsáveis”.

“Apenas dessa forma conseguiremos travar o contágio da covid-19 no nosso concelho”, alertou.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts