FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

31 Dez 2020

Viana do Castelo: Romaria de S. Silvestre em Cardielos adaptada ao período pandémico

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A tradicional romaria de S. Silvestre, que se realiza em Cardielos, Viana do Castelo, e costuma fechar a chave de ouro o ano velho vai realizar-se nos dias 30 e 31, mas com profundos ajustes ao período que vivemos.

As centenas de pessoas que passam pelo monte nestes dias não serão uma realidade, ainda assim haverá a Eucaristia e a tradicional bênção dos animais, no dia 31 às 10h30. Ao mesmo tempo, não vai faltar o tradicional cabrito à S. Silvestre que as pessoas podem encomendar e levar em take away.

Com estas medidas a Confraria pretende evitar aglomerados e continuar a honrar as tradições alto-minhotas. A romaria de S. Silvestre, mesmo com estas adaptações, vai ser uma realidade fruto do trabalho afincado da Confraria, num ano que foi muito difícil para toda a gente.

Diz-se que a tradição secular a este Santo nasceu quando São Silvestre se colocou na outra margem, no alto do Castro de Roques, e desejou que onde caísse a sua vara aí fosse edificada uma Capela em sua honra. O penedo com a marca a que chamam as pegadas do Santo, situa-se em S. Silvestre, no picoto.

Faz parte da tradição o facto de São Silvestre ter presidido às obras da construção da capela, sentado no alto de um penedo gasto pela erosão a que, ainda hoje, se teima em chamar de cadeira do Santo. Na altura toda a pedra e madeira existente no templo foi carregada, monte acima, nos seus cerca de 700 metros de altitude, pelas pessoas e pelos animais.
Com o passar do tempo os espaços foram sendo melhorados e S. Silvestre ganhou uma grande procura quer nas festas, quer noutro tipo de convívios, familiares ou de amigos.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts