FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

02 Dez 2020

Viana do Castelo entre os quatro concelhos mais exportadores em matéria de alta tecnologia

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Relatório Norte Conjuntura relativo ao outono de 2020 revela que o Norte foi a região de Portugal Continental que mais convergiu com a média da União Europeia, durante a última década, em matéria de inovação. E Viana do Castelo é um dos quatro municípios com maior concentração espacial de exportações de alta tecnologia.

Com periodicidade trimestral, o relatório “Norte Conjuntura” reúne e analisa, desde 2006, a informação disponível mais relevante com vista à identificação precoce das tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, da Região Norte no contexto nacional. Na sua última edição, este documento elaborado pela CCDR-N que faz uma leitura das tendências socioeconómicas da região a médio e longo prazo, refere que “à medida que a base tecnológica dos produtos evolui para um grau de maior sofisticação tecnológica, observa-se uma maior concentração espacial das exportações”.

Em termos concretos, 75 por cento das exportações do Norte de produtos de alta tecnologia (eletrónica e elétrica) concentram-se em quatro municípios: Braga, Vila do Conde, Matosinhos e Viana do Castelo, revela o documento que refere que o Norte do país ganha terreno na convergência com a União Europeia.

“O Norte foi a região de Portugal Continental que mais convergiu com a média da União Europeia, durante a última década, em matéria de inovação”, informa ainda o relatório que sublinha ainda que “do lado das potencialidades em matéria de inovação, o Norte está entre as regiões mais inovadoras da Europa nos seguintes indicadores: as despesas de inovação não-I&D (investimento em máquinas numa lógica de modernização), os registos de marcas e de design, a percentagem das PME que praticaram atividades internas de inovação e a percentagem das PME com inovações tecnológicas (produto e processos)”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts