FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 26 Dez 2020

Santa Luzia derrotado pelo Benfica na final-four da Taça de Portugal de futsal feminina

O Benfica qualificou-se hoje para a final da Taça de Portugal feminina de futsal, ao derrotar o Santa Luzia nas meias-finais, por 3-1, confirmando o favoritismo teórico, apesar da réplica do emblema de Viana do Castelo.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

No primeiro dia da ‘final four’, disputada sem público no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos, Janice Silva (10 minutos), Maria Pereira (11) e Sara Ferreira (36) marcaram para as ‘águias’, enquanto Carla Vanessa (31) fez o tento minhoto.

O Benfica, que procura o sexto troféu e o quinto consecutivo em sete edições da Taça de Portugal, vai defrontar na final o Desportivo de Chaves que venceu (5-4) o Arneiros nos Penaltis.

A versão 2019/20 da ‘prova rainha’ decorreu até aos quartos de final nas vertentes masculina e feminina, mas foi interrompida em meados de março e adiada, devido à pandemia de covid-19, que veio antecipar a conclusão da época no futsal nacional.

Beneficiando de melhores recursos técnicos, as campeãs nacionais instalaram-se desde cedo no meio-campo do conjunto minhoto e obrigaram a guarda-redes Sara Wallace a aplicar-se em remates de Inês Fernandes, Fifó e Janice nos cinco minutos iniciais.

O Santa Luzia sentia dificuldades para ultrapassar a pressão alta do Benfica, à exceção de um pontapé de Carla Vanessa, e apoiava-se nos reflexos inspirados de Sara Wallace, que se voltou a impor num livre de Fifó.

A insistência lisboeta rendeu frutos aos 10 minutos, quando Maria Pereira trabalhou no flanco direito e assistiu o toque certeiro de Janice Silva, em evidência logo a seguir, ao combinar com Fifó para uma fácil finalização de Maria Pereira ao segundo poste.

A dupla contrariedade abalou a formação de Manuel Ventura, que procurou acelerar a circulação com bola, embora tenha falhado uma clara oportunidade antes do intervalo, com Cris a errar quase em cima da linha de golo o desvio ao livre de Carla Vanessa.

Guiado por novas defesas de Sara Wallace aos remates de Janice e Sara Ferreira, o Santa Luzia acentuou a disponibilidade ofensiva na segunda parte, tendo Ana Catarina negado lances de Carla Vanessa e Bruna Marques, que ainda fez estremecer o poste.

Nos últimos 10 minutos, o encontro entrou numa toada de parada e resposta e Sara Wallace voou para deter o pontapé vistoso de Fifó, contrariando a ineficácia de Ana Catarina ao ‘tiro’ de Carla Vanessa, após uma reposição lateral de Maria Rodrigues.

As pupilas de Pedro Henriques acusaram o golpe e quase concederam o empate, mas Ana Catarina encontrou o antídoto para superar os diversos duelos individuais perante Carla Vanessa e contou com o poste para inviabilizar as intenções de Maria Rodrigues.

A incerteza ficou diluída aos 36 minutos, quando Sara Ferreira captou a bola na área e ludibriou Sara Wallace, dando maior conforto ao Benfica para neutralizar a introdução de Maria Rodrigues como guarda-redes avançada do Santa Luzia nos segundos finais.

Jogo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, em Matosinhos.

Santa Luzia – Benfica, 1-3.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadoras:

0-1, Janice Silva, 10 minutos.

0-2, Maria Pereira, 11.

1-2, Carla Vanessa, 31.

1-3, Sara Ferreira, 36.

Equipas:

– Santa Luzia: Sara Wallace, Maria Rodrigues, Carla Vanessa, Ana Sofia Ferreira e Cris. Jogaram ainda Elisabete Faria, Bruna Marques, Mariana Marques e Sarinha.

Treinador: Manuel Ventura.

– Benfica: Ana Catarina, Inês Fernandes, Janice Silva, Fifó e Sara Ferreira. Jogaram ainda Maria Pereira, Leninha e Raquel Santos.

Treinador: Pedro Henriques.

Árbitros: Filipe Almeida e Ricardo Fernandes.

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Fifó (24), Bruna Marques (31), Ana Sofia Ferreira (40) e Carla Silva (40).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts