FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

10 Dez 2020

Marinha alerta para “agravamento excecional” do estado do mar na costa oeste na sexta-feira

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O estado do mar na costa oeste sofrerá um “agravamento excecional” a partir do início da tarde de sexta-feira e até ao final de segunda-feira, prevendo-se ondulação que poderá atingir 12 metros, alertou hoje a Marinha.

Numa nota divulgada no ‘site’ da Marinha é indicado que a agitação marítima será caracterizada por “ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com altura significativa que poderá atingir os sete metros e altura máxima de 12 metros, com período médio a variar entre 13 e 18 segundos”.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional recomendam, por isso, “a toda a comunidade marítima e à população em geral um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras” e alertam que “os cuidados devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.

Sobretudo nas regiões costeiras Norte e Centro, é referido, a amarração deve ser reforçada e deve-se manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, evitando “passeios junto ao mar”, em particular nos molhes de proteção dos portos.

Devem igualmente ser evitados “passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima”.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional desaconselham também “vivamente” a pesca lúdica, “em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas”, já que “o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts