FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

23 Dez 2020

Hospital de Viana é pioneiro em técnica de tratamento de doenças do intestino delgado

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Hospital de Viana do Castelo foi o primeiro, em Portugal, a realizar uma enteroscopia espiral robotizada para avaliar o intestino delgado de um doente com anemia. O primeiro exame foi realizado do dia 15 de novembro.

O hospital de Santa Luzia é o primeiro hospital em Portugal a dispor desta tecnologia. Franklim Ramos, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, refere que o tratamento de encontra “disponível para doentes de outros hospitais do SNS”.

O diretor do serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santa Luzia e docente da Escola de Medicina da Universidade do Minho, Luís Lopes, a técnica “permitiu tratar as lesões vasculares responsáveis pela anemia, de uma forma minimamente invasiva”.

A nova técnica permite uma avaliação do intestino delgado três vezes mais rápida do que a enteroscopia convencional.  Anemias de causa indeterminada, tumores do intestino delgado e doenças biliares em doentes operados são algumas das doenças em que o tratamento pode ser aplicado.

 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts