FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

29 Nov 2020

Viana do Castelo: Plataforma de ciência cidadã regista a milésima observação submetida

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A plataforma de ciência-cidadã BioRegisto, lançada em 2018 pela Câmara de Viana do Castelo, chegou, esta semana, à observação número 1.000 com o registo da espécie capuz-de-frade (Arisarum simorrhinum) pela observadora Sandra Nunes.

A autarquia da capital do Alto Minho adiantou o principal objetivo daquela plataforma consiste na divulgação do património biológico, contribuindo para a sua conservação através do conhecimento.

Acedendo ao site do BioRegisto ou através da aplicação (APP) lançada em julho deste ano e disponível para Android e iOS, o utilizador submete a observação do ser vivo que, após validação ao nível da espécie, passa a estar disponível na plataforma para consulta de todos os interessados.

Esta plataforma contabiliza já 318 espécies validadas entre espécies endémicas (específicas desta região), ameaçadas, protegidas ou com distribuição muito restrita no nosso território.

Até à presente data, das 1.000 observações submetidas, 877 observações já se encontram validada. Os 75 utilizadores registados na plataforma já contribuíram com 1.604 fotos carregadas.

Fotografia: Jaime Pereira

Últimas Noticias

Últimos Podcasts